Tecnica_de_McMaster_e_Coprocultura

923 palavras 4 páginas
MEC UFRRJ

DISCIPLINA DE DOENÇAS PARASITÁRIAS

MATERIAL DIDÁTICO

Diagnóstico das helmintoses em ruminantes
Coleta de amostras de fezes para exames parasitológicos - As fezes devem ser coletadas preferentemente pela manhã, diretamente do reto do animal e não do solo (devido ao grande poder de contaminação com nematódeos de vida livre). Para auxiliar a coleta, faz-se uma massagem nas paredes retais com a mão lubrificada, lavando-as antes da nova coleta. A amostra de fezes deve ser coletada em um frasco de boca larga com capacidade de 50 ml e com tampa vedada ou em sacos plásticos que servirão como luvas no momento que se faz a massagem nas paredes retais, amarrando-o logo após a inversão do mesmo já com a amostra coletada.
Os recipientes de coleta devem ser limpos e fechados para evitar a aceleração da eclosão dos ovos embrionados e enviados ao laboratório.
Para determinar a ocorrência de parasitos numa criação de 15 animais, por exemplo, coletam-se 10 amostras; porém, em fazendas com grande número de animais pode-se coletar ao redor de 10% do rebanho por lote e grupos etários.
As amostras de fezes coletadas em regiões de clima tropical ou que levam mais tempo para serem examinadas, devem ser acondicionadas em caixas de isopor com pequenos pedaços de gelo, a fim de refrigerar o material. Para contagem de o.p.g. até 24 horas após a coleta, deve-se utilizar fezes frescas. Isto se deve ao fato de que os ovos embrionados de Strongyloides liberam as larvas rapidamente, sob condições favoráveis.
Se não for possível fazer a contagem dentro deste prazo, aconselha- se guardar as fezes no refrigerador. Normalmente, as amostras destinadas a coprocultura de larvas não necessitam permanecer no frio, podendo deixá-las em condições naturais. o Na técnica da Baermann e outras similares, é necessário utilizar fezes frescas para isolar as larvas de 1 estágio de vermes pulmonares das fezes. Técnica McMaster (Gordon & Whitlock, 1939 - modificada)
4 g (± 4ml) de

Relacionados