Tecnica 4 - Modelagem Tridimensional do Produto II

Páginas: 5 (1085 palavras) Publicado: 16 de maio de 2015
Universidade Federal de Pernambuco
Centro Acadêmico do Agreste – CAA
Caruaru, 22 de Abril de 2015
Aluno: Cícero de Souza Toneo Junior
Design 2015.1 Noite
Professor: Tony



















Caruaru – 2015
Universidade Federal de Pernambuco
Centro Acadêmico do Agreste – CAA
Caruaru, 22 de Abril de 2015
Aluno: Cícero de Souza Toneo Junior
Design 2015.1 Noite
Professor: Tony











Caruaru –2015
INTRODUÇÃO
Para a quarta técnica da disciplina de Modelagem Tridimensional do Produto II, usaremos resina e silicone. O silicone só será utilizado para moldar a peça. Para isso, utilizaremos papel pinho para fazer uma caixa onde a peça será moldada. O papel Pinho é um material muito resistente e duro, essa caixa pode ser feita a partir de outros materiais como o papelão ou o mdf.
Éinteressante deixar a caixa retangular e solta, para quando o silicone secar cada lado da caixa seja retirado sem danificar o molde. As caixas para a formalização da borracha a base de silicone se dá através de fixação das paredes retangulares com fitas ao redor dela. Para mantê-las firmes e podermos moldar o artefato.
Depois de pronta, a caixa será preenchida até sua metade com massa de modelar. Énecessário a aplicação de vaselina na caixa para a massa não grudar em suas paredes de papel pinho. Esse processo é essencial, pois por sua complexidade exige uma compressão maior. Depois de colocar a massa até a metade da caixa, usaremos uma peça matriz; seja ele qual for. Lembrando que por se tratar de resina, objetos com furos ou detalhes vazados podem dificultar o processo final do projeto.
Usaremosum exemplo de uma peça qualquer, que tenha ela certa espessura para distinguir sua parte frontal e posterior. Com uma caneta piloto e a dividiremos ao meio pontilhando-a. Colocamos tal peça centralizada na caixa e a empurramos até a linha de piloto marcada. Com esse processo, teremos metade da peça submersa na massa de modelar. Lembrando que uma parte da peça precisa tocar uma das paredes da caixapara que no final do processo de criação do molde de silicone haja um orifício que seja retido a resina.
Com a peça na caixa e já centralizada na massa de modelar, iremos fazer alguns furos, seja ele com uma caneta esferográfica (produto mais comum) ou qualquer outro acessório que produza furos para que o silicone seja absolvido e virem travas. Antes de ser colocado o silicone, é aplicado maisuma vez a vaselina permeabilizando toda a peça e a massa de modelar para que o silicone não grupe.
Para o preparo do silicone tenha bastante atenção. Calcule a quantidade de Catalizador que deverá ser de 3 a 5% da quantidade de silicone. Por exemplo, para cada 200ml de borracha separe 6ml a 10% de catalizador utilizando um medidor. O catalizador é que fará com que a borracha, que, inicialmente élíquida, comece a endurecer e curar.
Utilize recipientes de plástico para efetuar a mistura da borracha e o catalizador, os de vidro grudarão o silicone. Utilize uma espátula plástica. Sempre misture muito bem ambos e evite movimentos que aerizem a borracha. Isso evitará bolhas em seu molde.
Você irá precisar de um desmoldante próprio ou de vaselina líquida de boa qualidade para untar a peça deforma que o silicone não grude a peça. Unte com um pincel, mas sem exageros. Unte também toda a parte interna da caixa.
Jogue a mistura por cima do molde. Deixe secar por no mínimo 1 hora dependendo do tamanho, o ideal é deixar para cura durante 24horas. O produto estará seco quando não grudar mais na mão.
Depois de seco. Retire a parte posterior da caixa. A massa de modelar é retirada também. Depoisretire o excesso que ainda fica da massa de modelar, aplique a vaselina novamente e repita o processo no lado posterior. Novamente faça o silicone e aplique na outra metade da caixa. Depois de seca, retire a peça central e você terá seu molde.
Agora vamos para a preparação da Resina. A resina de poliéster é um produto líquido resultante de um conjunto de componentes plásticos que se tornam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelagem tridimensional para qualidade industrial
  • Modelagem Plana e Tridimensional
  • Tecnicas de modelagem
  • A RELAÇÃO DA MODELAGEM BIDIMENSIONAL COM A TRIDIMENSIONAL
  • Técnicas de Modelagem
  • Técnicas de modelagem
  • Técnicas de modelagem
  • dossier de técnicas de impressão tridimensionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!