Tecnólogo

Páginas: 6 (1395 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Sistema de injeção direta
Para falarmos sobre o sistema de injeção direta, primeiramente iremos falar sobre o sistema antecessor que é o sistema de injeção multiponto, para que possamos entender as melhoras que ocorrem com a implantação do sistema de injeção direta.


Sistema de injeção multiponto
No sistema MPI, a mistura ar, combustível é controlada separadamente, existindo um injetorde combustível para cada cilindro do motor, o injetor de combustível é uma válvula eletromagnética controlada eletronicamente. Ele é abastecido com combustível sob pressão e é capaz de abrir e fechar com uma precisão de milésimos de segundo. Dentro deste existe um eletro-imã que abre a válvula, permitindo que o combustível pressurizado esguiche através da agulha do bico.
A Figura abaixo mostra osistema de injeção agindo em um cilindro.

Figura 1 – Desenho esquemático do sistema de injeção mono ponto

Segundo (VOLKSWAGEN, PROBST, & BOSCH apud BARBOSA, 1997), a MPI permite uma melhor distribuição de combustível aos cilindros do motor do que o monoponto. Além disso elimina o problema da condensação do combustível, resultando em maiores torques, potência e redução dos índices deemissões de poluentes.
Conforme Overcar (2008), o sistema MPI possui uma válvula de ventilação no tanque (válvula de canister) que permite o reaproveitamento dos vapores de combustível, que são altamente tóxicos, reduzindo consideravelmente os niveis de poluição, caracterizando a principal vantagem da injeção eletrônica.
De acordo com Peliza (2003) & Barbosa (1997), na MPI o combustível pode serinjetado de quatro modos diferentes:
Injeção simultânea;
Injeção semi-seqüencial ou em grupo;
Injeção seqüencial;
Injeção seqüencial fasada.
Na injeção simultânea, os injetores são conectados em paralelo e injetam combustível simultaneamente, não importando em qual fase que se encontra o cilindro.

Havendo dois períodos de injeção por ciclo. Desta maneira é fornecido a metade decombustível necessário em cada período de injeção (BOSCH, BARKHIMER, SENAI, RIBBENS & LENZ apud BARBOSA, 1997).
A injeção semi-seqüencial segundo Motorevista (2006), ocorre em blocos, abrindo simultaneamente duas válvulas injetoras enquanto as outras duas ficam fechadas. Ocorrendo assim a injeção no cilindro que estiver admitindo e o que acabou de explodir. Esse tipo de injeção é a mais utilizadaatualmente devido a sua boa eficiência e ao baixo custo em relação ao seqüencial. Este por sua vez utiliza um sensor de fase que determina quando o primeiro cilindro esta em fase de explosão. A unidade de comando precisa saber a posição da árvore de manivelas e também de cada cilindro. Este método é o mais preciso de todos, porém de maior custo. Não ocorrem perdas por condensação do combustível, pois,não há modo de espera, a cada injeção o cilindro já admite a mistura. A Figura 2 mostra as estratégias de injeção simultânea, semi-seqüencial e seqüencial
Figura 2: Estratégias de injeção simultânea, em grupo e seguencial para sistemas de injeção multi-ponto. Fonte: Barbosa (1997).
Na MPI seqüencial fasada, de acordo com Peliza (2003) , a injeção em cada cilindro é dividida em duas etapas,ocorrendo quando a válvula de admissão abre e um pouco antes de fechar. Proporcionando assim uma mistura ar/combustível mais homogênea. Sendo bastante empregada em motores se competição pelo seu ótimo desempenho.
Conforme Autoestrada (2003), a principal vantagem do MPI é a boa resposta do pedal do acelerador, porque o volume de gasolina pode ser alterado rapidamente de um cilindor para outro, semprecisar o motor realizar uma revolução completa.

 Injeção direta
Aos poucos a instalação de sistemas de injeção direta de combustível vem ganhando espaço na indústria automotiva. Esse tipo de sistema, pulverizando o combustível na câmara de combustão sem o intermédio dos coletores de admissão, cria uma turbulência dentro da mesma e permite o funcionamento do motor em taxas maiores de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnólogo
  • Tecnologo
  • Tecnologo
  • Técnologo
  • tecnólogo
  • Tecnologo
  • tecnologo
  • Tecnologo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!