Tecnóloga em Construção Civil

Páginas: 3 (729 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1. Introdução à estivagem
O processo de estivagem de cargas consiste em arranjar itens (cargas) no porão de um navio. Este serviço portuário é realizado por trabalhadores denominados estivadores eregulados por sindicatos denominados estivas.
Os estivadores são aqueles trabalhadores que arrumam as cargas para embarque e desembarque dos navios. Diferente daquele serviço realizado há algumtempo, no qual eles tinham de carregar as sacas com as mercadorias, hoje, grande parte da atividade está automatizada. Mesmo assim, é considerado um trabalho perigoso, insalubre e estressante pelosestivadores.
Em outras palavras, o estivador é um empregado das docas que trabalha na carga e descarga de navios.
O conhecimento da forma correta de como uma carga deve ser estivada a bordo é essencialpara a preservação da segurança do navio e da própria carga.
Conheceremos os principais acessórios e equipamentos utilizados na estivagem das mercadorias a bordo das embarcações mercantes.
2.Acessórios utilizados na movimentação de carga Moitão
É uma caixa de madeira ou de chapa de metal, de forma oval, dentro da qual trabalha uma roldana. Ele é usado para retorno de um cabo, nos teques e talhas.2.2 Cadernal
É uma caixa de madeira ou de metal semelhante ao moitão, dentro da qual trabalham duas ou mais roldanas em um mesmo eixo. Esses cadernais são classificados como cadernais de dois outrês gornes, de acordo com o número de roldanas que possuem.
2.3 Catarina
É um moitão especial, de aço, utilizado nas operações de grande peso, principalmente nos aparelhos de pau de carga.
2.4Patesca
É uma caixa semelhante ao moitão, porém mais comprida e aberta de um lado, a fim de possibilitar gurnir ou desgurnir um cabo pelo seio.
2.5 Gatos
São peças de aço forjado, em forma de gancho,com olhal, geralmente constituídas de uma peça única. São usados nos cabos de aço dos paus de carga e guindastes para içar a carga colocada nos estropos.
2.6 Manilha
É uma peça fabricada em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construção civil
  • Construção civil
  • Construção Civíl
  • Construção civil
  • Construçao Civil
  • Construção civil
  • Construção Civil
  • Construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!