Tecmet

5386 palavras 22 páginas
Trabalho T2 - Tecnologia Metalúrgica

Carolina Azevedo Fernandes e Marina de Campos Lima Mendes

1

Fundição, um bom começo - Resumo do Vídeo 2

......Existem vários tipos de processos de transformação de metais e ligas metálicas em produtos - como: conformação mecânica, soldagem e usinagem. Outro exemplo é a fundição. A fundição é de grande importância devido a sua versatilidade, isto é, podemos trabalhar com os mais variados formatos e tamanhos de peças.
A fundição é o processo de produção de peças metálicas onde metal líquido preenche a cavidade de um molde com o formato e dimensões desejados para a fabricação, a peça já sai pronta ou quase pronta para o uso. É um processo com poucas limitações no que tange ao tamanho, forma e complexidade. Vários tipos de ligas podem ser processadas pelo processo de fundição desde que tenham as propriedades necessárias, isto é, temperatura de fusão adequada e uidez.
Historicamente, o processo começou com a fundição do Cobre, depois, o ser humano começou a fundir o Bronze. E, posteriormente, foi a vez do Ferro que exige temperaturas de fusão mais altas. Apesar desse problema, com a revolução industrial e o surgimento do forno elétrico e o forno cubilot, cou mais simples. O técnicas continuaram avançando até chegar ao uso do aço.
Uma grande vantagem desse processo é que os outros processos costumam usar como matéria-prima produtos semiprontos - como chapas, barras, pers, tubos, os e arames
 isto é, produtos que já foram transformados por outras etapas. Já na fundição, se usa como matéria-prima o metal fundido sem que haja necessidade dele passar por outros processos antes.
Além disso, a fundição produz peças de qualquer formato, basta produzir o molde como é desejado. Sua dimensão também é escolhida pelo molde, com uma margem prédenida pela tolerância dimensional. Outra vantagem é a possibilidade de automatização da fundição, o que pode tornar o processo mais rápido. Por m, a peça fundida

Relacionados

  • tecmet
    511 palavras | 3 páginas
  • TECMET
    731 palavras | 3 páginas
  • Trabalho Tecmet
    766 palavras | 4 páginas
  • Trabalho 1 de tecmet
    4595 palavras | 19 páginas