Tecino em secretaria disciplina 16

2583 palavras 11 páginas
DISCIPLINA 16
Estatística Aplicada á Educação

BLOCO 01 – PRATIQUES

Questão 01

Qual era importância da Estatística para os reis e imperadores de antigamente?

Era utilizada pelos reis e imperadores na conquista de territórios.

E para os prefeitos, governadores e presidentes de hoje? A Estatística tem alguma utilidade para eles?

Sim. O governo usa a estatística para entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde, educação, saneamento básico, infraestrutura etc.
O grau de importância atribuído à estatística é tão grande que praticamente todos os governos possuem organismos oficiais destinados à realização de estudos estatísticos.

E para o diretor ou diretora da sua escola? A Estatística pode auxiliar na gestão da escola de alguma forma?

Com certeza, o uso da estatística na escola permite à gestão uma visão mais ampla sobre a comunidade escolar, como dados sobre evasão, matricula, reprovação etc.. permitindo que haja um melhor planejamento das metas a serem atingidas.

E para você? Na sua vida diária, como você utiliza os recursos da Estatística?

Mesmo inconscientemente, a estatística faz parte da nossa vida diária, pois sempre estamos ás voltas com contas e planejamentos de quanto podemos gastar para não entrarmos no vermelho.

Questão 02.

Na Unidade 2, você aprendeu sobre conceitos matemáticos, que embora, básicos, têm uma grande importância. Para entendê-los melhor, vamos partir de uma situação que poderia ocorrer em qualquer escola: resultados de uma mesma prova aplicada pelo professor em duas turmas diferentes. Para simplificar, vamos imaginar que as turmas são pequenas e tem, no máximo, 20 alunos. Considere também que a prova valia 30,0 pontos e que a nota mínima para “nota azul” é 18,0 pontos e que notas inferiores a 18,0 são consideradas “notas vermelhas”. (FIXAÇÃO)

Assim, pense e responda:

Considerando que a escola não registra números decimais nos diários, como ficariam os

Relacionados

  • criminalista
    13804 palavras | 56 páginas
  • Propriedade intelectual
    405117 palavras | 1621 páginas