tecidos epitoliais

512 palavras 3 páginas
TECIDOS EPITELIAIS
É um dos principais grupos de tecidos celulares, sendo sua principal função a de revestimento da superfície externa e de diversas cavidades internas do organismo. As células epiteliais estão intimamente ligadas entre si (justapostas) e formam algumas glândulas.
Camadas epiteliais são avasculares (ou seja, sem irrigação por pequenos vasos sanguíneos), então recebem alimentação via difusão de substâncias a partir dos tecidos conjuntivos subjacentes, através da membrana basal. Tecidos sem essa membrana são chamados de epitelioides.

Características

O Tecido Epitelial (TE) possui algumas características essenciais que permitem a sua diferenciação de outros tecidos do corpo. Ocorre uma justaposição das suas células poliédricas. Esta forma pode ser justificada pela pressão exercida por outras células e a ação modeladora do cito esqueleto; a justaposição das células pede ser explicada pela pequena quantidade ou mesmo ausência de matriz extracelular. A grande capacidade de coesão entre as células é outra característica e ocorre devido a especializações de membrana (ver adiante) e ao glicocálix. O TE é avascularizado, fazendo da presença de
CÉLULAS DOS TECIDOS EPITELIAIS

OS EPITÉLIOS SÃO CLASSIFICADOS DE ACORDO
COM TRES FATORES

Forma
Escamoso ou pavimentoso: quando as células são chatas como escamas.
Cúbico: quando as células têm forma de cubo.
Cilíndrico ou colunar: quando as células são alongadas em forma de colunas.
De transição: quando uma célula muda sua forma.
Observação importante: as células dos epitélios glandulares são altamente especializadas na secreção de certas substâncias, por isso possuem abundante retículo endoplasmático, complexo de Golgi e mitocôndrias.

Estratificação
Simples: somente uma única camada de células em contato com a lâmina. Podem ser classificadas em pavimentosas, cúbicas

Relacionados