Tecido nervoso

Páginas: 6 (1392 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
01. O tecido nervoso acha-se distribuido pelo organismo interligando-se e formando uma rede de comunicações. Os seus componentes são: Os neurônios e as células da glia, ou neuroglia.

Os neurônios são células nervosas formadas por um corpo celular que contém um núcleo e um nucléolo e do qual partem prolongamentos: os dendritos e o axônio, que são seus constituintes morfológicos. Os Dendritossão prolongamentos especializados na função de receber estímulos do meio ambiente, de células epiteliais, sensoriais e de outros Neurônios. O corpo celular ou pericário é o centro trófico da célula e também é capaz de receber estímulos. O axônio é um prolongamento único e específico na condução de impulsos que transmitem informações do neurônio para outras células (nervosas, musculares, glandulares).De acordo com o número de prolongamentos, os neurônios classificam-se em:
Neurônios Multipolares: São os neurônios mais comuns; apresentam mais de dois prolongamentos.
Neurônios Bipolares: Apresentam dois prolongamentos.
Neurônios Pseudo-Unipolares: É o neurônio considerado falsamente unipolar. Tem bifurcação em T. Apresenta uma projeção que se divide em duas diferentes.
Quanto à função, osneurônios sao divididos em:
Neurônios Motores: Controlam os órgãos efetuadores: glândulas e fibras musculares. É responsável por enviar a informação do encéfalo para o órgão que vai efetuar a resposta (motricidade, movimento...).
Neurônios Sensitivos: Recebem estímulos sensitivos internos e externos. Leva ao cérebro informações táteis, térmicas, dolorosas.
Interneurônios: Estabelecem conexõesentre os neurônios. Estão presentes exclusivamente no encéfalo.

Glia ou Neuroglia são células com funções próprias que são encontradas no SNC. Elas fornecem um microambiente adequado para os neurônios e desempenham funções de acordo com sua especialidade. Se dividem em:
Oligodendrócitos: São células que produzem as bainhas de mielina nos neurônios do SNC;
Astrócitos: São células de formaestrelada com múltiplos processos irradiando do corpo celular. Tem como função ligar os neurônios aos capilares sanguíneos e ao tecido conjuntivo, que recobre o SNC. É uma ponte de ligação entre a nutrição e o neurônio. O oxigênio e a glicose vem do capilar sanguíneo e o astrócito faz essa ligação.
Células Ependimárias: São células epiteliais colunares que revestem os ventrículos do cérebro e o canalcentral da medula espinhal.
Microglia: São células fagocitárias. Participam na inflamação e reparação do tecido nervoso. Regulam o processo imunitário e removem os restos celulares.

2. Sabemos que as células nervosas possuem moléculas nas membranas que sao bombas ou canais para o transporte de ions para dentro ou para fora do citoplasma. Nelas, a concentração de Na+ é maior no meioextracelular e a concentração de K+ é maior no meio intracelular. Deste modo existe uma diferença de potencial através da membrana, sendo o interior negativo em relação ao exterior, o que podemos chamar de Potencial de Repouso. Com a inversão desses ions há a alteração do potencial da membrana gerando o impulso. Exemplificando:
Se um inseto pousa no seu braço e você não sente, pode-se afirmar que o estímulonao foi forte o suficiente para que houvesse uma inversão iônica.

Quando um neurônio é estimulado os canais iônicos se abrem e ocorre um rápido influxo de Na+ e um efluxo de K+. Esse fluxo modifica o potencial que era de -70mV para + 35mV. Quando acontece a inversão iônica, o interior do axônio se torna positivo em relação ao exterior originando o Potencial de Ação. Atingindo o potencial de+35mV, os canais de Na+ se fecham tornando a membrana do axônio novamente impermeável a este ion. Em poucos milessegundos ocorre a abertura dos canais de K+ modificando a situação iônica, expulsando o Na+ do interior da membrana e retornando o potencial de membrana para a situação de repouso, ou seja, -70mV.

A velocidade desse impulso nervoso depende do diâmetro dos axônios. Mesmo axônios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecido nervoso
  • Tecido Conjuntivo e Tecido Nervoso
  • Tecidos Nervosos
  • TECIDO NERVOSO
  • Tecido Nervoso
  • tecido nervoso
  • tecido nervoso
  • Tecido Nervoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!