tecido cartilagioso

997 palavras 4 páginas
ATIVIDADES

1-Cite as principais características do tecido cartilaginoso.
Matriz firme e flexível,resistente a tensões mecânicas (Absorção de choques)
Envolvida na sustentação do corpo
Grande presença de água de solvatação
Avascular, sem nervos e vasos linfáticos, nutrido pelo pericôndrio
Espessura limitada
Coloração basófila (matriz acida)
2-O que são “lacunas” no tecido cartilaginoso?
As cavidades da matriz, ocupadas pelos condrócitos, são chamadas lacunas; uma lacuna pode conter um ou mais condrócitos. No entanto, essas lacunas podem estar extremamente próximas, separadas por apenas uma fina porção da matriz. Esses arranjos de lacunas são denominados de grupos isogênicos ou condroplastos, caracterizando assim o tecido cartilaginoso.
3-Qual a constituição da matriz do tecido cartilaginoso?
O principal constituinte da matriz extracelular são os proteoglicanos que são glicoconjugados compostos por um esqueleto protéico e um glicosaminoglicano. O tipos mais comum de proteoglicano é o agrecam e os glicosaminoglicanos presentes são: condroitim sulfato e queratam sulfato.
4-Explique como é a nutrição do tecido cartilaginoso.
Nas cartilagens não há nervos nem vasos sanguíneos. A nutrição das células desse tecido é realizada por meio dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo adjacente.
5-Para atender as diversas necessidades funcionais do organismo,as cartilagens são divididas em três tipos.Quais são esses três tipos de cartilagens e do que são constituídas.Onde são encontradas no organismo?
Cartilagem hialina → possui uma concentração moderada de fibras colágenas, sendo a mais comum estrutura cartilaginosa encontrada no corpo. Constitui vários arcabouços do organismo, entre eles: a parede do septo nasal, revestimento da traquéia e regiões articulares dos ossos, facilitando o movimento e absorvendo/dissipando impactos resultantes aos choques mecânicos, bem como nas regiões epifisárias dos ossos longos, permitindo o crescimento longitudinal.

Relacionados

  • artopodes
    1039 palavras | 5 páginas