Tecido ósseo - resumo

Páginas: 9 (2234 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
TECIDO ÓSSEO

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO TECIDO ÓSSEO: O tecido ósseo é um tecido conjuntivo especializado. Dinâmico, renovável e remodelável de acordo com a força a ele aplicada. Os ossos também têm a capacidade do auto-remodelamento, para que seja possível a adaptação da postura ao meio que é exigido. Mulheres por exemplo, ao usarem por muito tempo salto baixo, vão em uma festa com saltoalto, não demora muito, começam a sentir dores nas pernas. Esse é um sinal de que seu aprumo não está correto, ou seja, os ossos não se adaptaram ainda e não se remodelaram para uma melhor distribuição de peso. O mesmo ocorre no inverso. Outro exemplo são os desvios de coluna, por vícios de posição e postura, causando a escoliose, lordose ou cifose. Muito rígido e bastante resistente. É a estruturabásica de sustentação e proteção dos órgãos do corpo. Proporciona apoio à musculatura esquelética. Servem como sistema de alavancas multiplicando a força dos músculos aderidos a ele. Reservatório para sais minerais, armazenando cerca de 99% do cálcio do organismo, fosfato e outros íons. Protege órgãos vitais. Aloja e protege a medula óssea (uma cavidade central do osso, a cavidade medular) umórgão hematopoiético formador das células do sangue. É composto e recoberto, em sua face externa, pelo periósteo. Formado também por células osteogênicas. A cavidade central do osso é revestida por endósteo. O osso é constituído de células situadas numa matriz extra celular que se tornou calcificada. A matriz calcificada é constituída de fibras e de substância fundamental. O osso é composto porcomponentes orgânicos e inorgânicos. Lamelas: formadas por fibras colágenas paralelas unidas por material cimentante; É a disposição do tecido ósseo em pequenas lâminas

TIPOS DE FIBRAS: (INSERÇÃO, LIGAMENTOS, LOCALIZAÇÃO, IMPORTÂNCIA) Colágeno tipo I O componente orgânico da matriz óssea, que constitui aproximadamente 35% do peso seco do osso, inclui fibras que são quase que exclusivamente colágeno dotipo I. O colágeno, a maioria do tipo I, constitui cerca de 90% do componente orgânico do osso. Ele é formado por feixes grandes (50 à 70nm de diâmetro) que apresentam a periodicidade típica de 67 µm. O colágeno de tipo I do osso apresenta enorme quantidade de ligações cruzadas, impedindo que ele seja facilmente retirado. As fibras colágenas dão certa flexibilidade ao osso. A abundância decolágeno é responsável pela acidofilia da matriz.

Glicoproteínas: osteonectina osteocalcina osteopontina sialoproteína do osso – possui sítios de ligação para os componentes da matriz e para os osteoblastos e osteócitos, e está envolvida na aderência destas células à matriz óssea. Há também a presença de glicosaminoglicanas sulfatadas (principalmente condroitinosulfato e queratan-sulfato). Estasformam pequenas moléculas de proteoglicanas, com pequenos eixos de proteína, aos quais as glicosaminoglicanas se ligam covalentemente. As proteoglicanas são covalentemente ligadas, via proteína de ligação, ao ácido hiualurônico, formando compostos de agrecana. A abundância de colágeno é responsável pela acidofilia da matriz.

Fibras de sharpey As extremidades de todos os feixes principais de fibrascolágenas do ligamento periodontal estão embutidas no cemento e no osso alveolar. Esta porção embutida de fibras é denominada de Fibras de Sharpey. Fibras que penetram na matriz mineralizada MINERALIZAÇÃO DA MATRIZ ÓSSEA (COMPONENTES INORGÂNICOS):

Matriz óssea: 30 % orgânica e 70 % mineral (em peso). Nutrição : através de canalículos da matriz. Componentes Inorgânicos: cristais dehidroxiapatita (basicamente cálcio e fósforo), com íons associados (ex: bicarbonato, magnésio, potássio e sódio), entre as fibras colágenas; Capa de hidratação: camada de água ligada aos cristais; Componentes Orgânicos: 95% de colágeno tipo I unido aos cristais (resistência da matriz). SFA: proteoglicanas e glicoproteínas (osteonectina, osteocalcina e sialoproteína do osso). A matriz óssea é composta por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecido Osseo
  • Tecido ósseo
  • TECIDO OSSEO
  • tecido ósseo
  • Tecido ósseo
  • tecido ósseo
  • Tecido ósseo
  • tecido osseo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!