Tecendo reflexões acerca de aspectos motivacionais de educadores do centro de estudos supletivos joão barracão

3504 palavras 15 páginas
TECENDO REFLEXÕES ACERCA DE ASPECTOS MOTIVACIONAIS DE EDUCADORES DO CENTRO DE ESTUDOS SUPLETIVOS JOÃO BARRACÃO

Débora Sueli de Souza Guedes

RESUMO

A pesquisa investiga a motivação, a partir da Teoria de Maslow, no contexto do Centro de Educação de Jovens e Adultos localizado no município de Petrolina-PE. Foram entrevistados dois sujeitos, seguindo roteiros semi-estruturados e gravações, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. É desenvolvida uma linha a respeito da história do Educação de Jovens e Adultos, conhecida como EJA, e construída uma relação entre esta e a Teoria de Maslow com o objetivo de analisar os principais aspectos motivacionais que perpassam ou não a práxis de educadores do Centro supracitado, compreender a concepção deles a respeito e fazer um levantamento sobre os níveis de satisfação presentes em tais profissionais. Os dados colhidos apresentam que o Centro demanda uma modificação no modelo de gestão estadual e municipal que englobaria desde parcerias com outras instituições e compartilhamento de saberes à promoção de palestras, oficinas voltadas não somente aos profissionais, como a capacitação, todavia também para com o alunado, pois como observado este é um dos principais aspectos motivacionais aos educadores.

Palavras-chave: EJA, CEJA, motivação, transformação, demanda, Maslow.

INTRODUÇÃO

A Educação de Jovens e Adultos, também conhecida como EJA, embora já se fizesse presente desde o Brasil Colônia, vem recebendo maior notoriedade atualmente.

Naquela época, a educação de adultos era voltada para a doutrina religiosa, mais no sentido de informar sobre a religião que ensinar, como afirma CUNHA (1999) apud PORCARO (S/D). Após atravessar esse período, já no Brasil Império, a educação recebe uma nova configuração e tem como a característica mais significativa o ensino noturno voltado para adultos analfabetos, e é com a industrialização no século XX que, aos poucos, a educação

Relacionados

  • Helena SINGER CIEJA Campo Limpo
    140617 palavras | 563 páginas