Tec. segurança

Páginas: 9 (2175 palavras) Publicado: 18 de março de 2013
Natureza da Lesão


Trabalho com serra circular exige cumprimento de normas específicas de segurança
Cabe ao empregador cumprir e fazer cumprir as normas legais, convencionais, contratuais ou técnicas de segurança, higiene e saúde do trabalhador. Sob essa ótica, toda empresa tem que cumprir a sua obrigação legal de conscientizar os empregados acerca das medidas preventivas de acidentes dotrabalho e de doenças ocupacionais, fornecendo informações detalhadas sobre os riscos das operações executadas e sobre os produtos e equipamentos manipulados. A serra elétrica circular é um exemplo de equipamento que merece toda a atenção do empregador e dos empregados, uma vez que se trata de instrumento de trabalho potencialmente perigoso, capaz de provocar acidentes.No dia 09 de maio de 2012 ás 15:00horas, o trabalhador José Pereira dos Santos sofreu um grave acidente de trabalho na empresa Construtora Nova Era situada na rua Valdir Soares, bairro Novo Horizonte, na cidade de Canaã dos Carajás. Ele operava uma serra circular quando sofreu oacidente, logo após o foi levado ao hospital 5 de outubro, mas acabou resultando na amputação do dedo indicador da mão esquerda, teve uma lesão imediata. Ficou constatadotambém que estava sem os EPIS adequados a sua função e este trabalhador não era uma pessoa treinada e habilitada para a função. Ele deveria passar por um treinamento e ser orientado quanto a forma correta do equipamento,ressaltando-se, principalmente, os riscos que ela oferece e o modo correto de evitar acidentes.
Ele não estava usando os equipamentos de proteção individual (EPI usados por operadores de serras circulares como o ex:
- protetor facial resistente ao impacto de partículas volantes (aparas ou nós de madeira), protegendo totalmente a face do operador;
- óculos de proteção para evitar o impacto de partículasduras e em alta velocidade contra os olhos do operador;
- protetores auriculares para abafamento dos ruídos produzidos pelo disco; máscara contra poeira quando a exaustão mostra-se ineficiente no ambiente de trabalho;
- sapato de segurança com biqueira e palmilha de aço, quando a natureza especifica a operação solicitar.
Existem normas de segurança do trabalho específicas para a serra circular,elaboradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Essas normas, que estão no item 18.7.2 da NR-18, descrevem as características exigidas para que o equipamento seja seguro, como, por exemplo, ter a carcaça do motor aterrada eletricamente e ser dotado de mesa estável, com fechamento de suas faces inferiores, anterior e posterior, construída em material resistente. Além disso, a NormaRegulamentadora nº 18 também é expressa no sentido de que todas as partes perigosas das máquinas ao alcance dos trabalhadores devem estar protegidas.








Os cuidados necessários para o manuseio de serra circular são indispensáveis para a redução de acidentes e maior ganho em produtividade.Os riscos mais evidentes que podem causar acidentes na operação da serra circular, caso as medidas de proteçãonão sejam observadas são:

retrocesso da madeira ocasionada por utilização do disco em mal estado; velocidade tangencial insuficiente; mal estado da madeira ou ainda por desequilíbrio das tensões internas da madeira de corrente operação de serragem;

contato acidental das mãos com os dentes do disco, especialmente ao final das contato com os dentes do disco na parte inferior da bancada,quando inexistir proteção, especialmente durante a limpeza.

Outros cuidados necessários são: evitar contato com a transmissão de forças (polia e correias) por falta de proteção nestas partes móveis, instalações elétricas que podem causar choque elétrico e obstrução da área de trabalho pela desorganização dos materiais utilizados.

A organização e limpeza do ambiente também merece atenção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tec em segurança
  • Tec. de segurança
  • Tec. de segurança
  • Tec segurança
  • Tec segurança
  • tec de segurança
  • Tec segurança
  • Téc de segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!