tec nehg

4209 palavras 17 páginas
2 ATIVIDADES. DESENVOLVIDAS

2.1. Acompanhamento de fabricação de estruturas em geral

As estruturas metálicas são geralmente fabricadas a partir de perfis laminados, perfis soldados ou perfis compostos de chapas e seções laminadas. A geometria da seção transversal dos perfis é escolhida em função do tipo de esforço a que a peça estará submetida; as seções padronizadas estão disponíveis em diversas dimensões e em diferentes tipos de aço. Alguns exemplos podemos ver em anexos 1, 2, 4, 5, 6 e 7.
Seções padronizadas laminadas de perfil aberto incluem vigas I, com alturas variando entre 203 mm até 914 mm, proporcionadas de forma a se obter o melhor momento de inércia em torno de um eixo. As colunas laminadas, peças compactas com alturas variando entre 152 mm até 356 mm, têm dimensões apropriadas para resistir à compressão com flambagem em dois planos. Seções cantoneira, com abas iguais ou desiguais. Seções tubulares podem ser circulares, quadradas ou retangulares com dimensões externas variando entre 20 mm a 450 mm. Alguns desses perfis formam a base para outros perfis tais como as vigas encasteladas e as seções T.
O componente básico da fabricação metálica é a chapa, disponível em uma larga faixa de espessuras e que pode ser usada para formar perfis soldados ou estruturas em placas enrijecidas. Perfis ou chapas estão disponíveis em aços estruturais de diferentes tipos, sendo o mais comum o aço carbono com tensão de escoamento igual a 250 MPa. Aços de alta resistência estão disponíveis para aplicações especiais, mas em geral só na forma de chapas.
A resistência não é o único critério para a seleção de um tipo de aço. Por exemplo, a resistência a fratura é importante para níveis médios de tensão, particularmente a baixas temperaturas e para seções de parede espessa soldadas.
A fabricação da estrutura metálica em geral começa com o estabelecimento de um contrato que vai provavelmente envolver os processos de fabricação e montagem da estrutura em questão. Os

Relacionados