tec.edificaçoes

692 palavras 3 páginas
| Sistemas Estruturais |
Estrutura de Concreto Armado: descrição daquela que é o tipo de estrutura mais utilizado no Brasil na atualidade.
Estrutura de Madeira: considerações sobre o uso estrutural da madeira e a necessidade de utilização de produto certificado, tendo em vista a sustentabilidade.
Estrutura Metálica: descrição do uso estrutural do aço na construção, tendência que se acentua no Brasil.
Estruturas: descrição dos tipos de estrutura de utilização mais comum hoje em dia.
Lajes: exame do elemento de construção laje e as alternativas atuais de execução existentes no mercado.
Pré-fabricados de Concreto Armado: introdução ao assunto pré-fabricados de concreto armado com o exame das vantagens e desvantagens desse sistema construtivo. Tipos mais utilizados.
Tradicionalmente o peso de uma construção representado pela carga do telhado e laje de forro, em edificações térreas, acrescido do peso dos habitantes e do mobiliário, em edificações assobradadas, era suportado pelas paredes. Com as modernas exigências quanto às maiores dimensões livres dos ambientes internos, maior altura dos edifícios e maiores dimensões das janelas, as paredes perderam tal função. Essa passou a ser desempenhada pela estrutura, servindo agora as referidas paredes como simples elementos de vedação.
São utilizados atualmente, três tipos básicos de estrutura: estrutura de madeira, estrutura de aço ou metálica e estrutura de concreto armado, sendo essa última a mais difundida entre nós. A escolha e o cálculo da estrutura, devem ser atribuídas a especialistas: Arquitetos e Engenheiros; profissionais aptos a oferecer soluções técnica e economicamente válidas.
Aspecto importante a ser considerado, além disso, é a proteção ao fogo, das estruturas de madeira e metálicas, aspecto esse que pode onerar ou mesmo inviabilizar o seguro e conseqüentemente a obtenção de financiamento.
Veja também:
Muro de Arrimo,
Fundação,
Código de Obras,
Normas Técnicas Estruturas.
Prevenção de

Relacionados

  • cola
    1106 palavras | 5 páginas
  • plano de controle ambiental
    1562 palavras | 7 páginas