Teatro

Páginas: 9 (2169 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
DEPARTAMENTO DE ARTE
CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO
PRFº. DR. TÁCITO FREIRE BORRALHO






RAYSSA CARVALHO PIRES
2011049175







PESQUISA DE CAMPO-CENOGRAFIA












































TEATRO ARTHUR AZEVEDO

HISTÓRICO

1815 – Fundação do TAA se deu pela a iniciativa de doisriquissimos comerciantes desejosos de assistirem espetáculos de arte dramática e música lírica de qualidade e em condições adequadas a exemplo do que assistiam em Lisboa, Eleutério Lopes da Silva e Estevão Gonçalves Braga, decidiram edificar um grande teatro do mesmo porte das casas de óperas da Europa e trazer de lá e do sul do Brasil as grandes companhias. No entanto uma disputa entre o sagradoe profano da época fez com que a fachada do então Teatro União fosse construída de frente para à rua do sol, perdendo a ventilação natural de São Luís.
1816 - Já se mostrava todo o molde e bom gosto, possuindo caractéristicas do período neoclássico.
1º de junho de 1817 – Inauguração do Teatro União, nome este por causa da inclusão do Brasil ao Reino Unido de Portugal, na época os 800 lugaresrepresentam 5% da quarta maior cidade do Brasil, a ilha São Luís.
1848 - Apos a vinda de grande companhias Européias, o seu declínio foi muito rápido.
1852 - Teatro São Luíz passa a ser seu novo nome, no entanto paralisou suas funções sociais e volta a funcionar em 1854.
26 de Abril de 1854 – Primeiro Baile de Màscaras.
21 de junho de 1854 - No Camarin nº 01, Uma Atriz Portuguesa entrou emtrabalho de parto em pleno Teatro, nascia então umas das grandes atrizes do Teatro brasileiro Apolônia Pinto, que aos dozes anos já era considera a menina prodígio pois já encantava plateias coma sua atuação. (Com pouco mais de 65 anos, ela é esquecida no retiro dos artistas e morre em novembro de 1937 com 83 anos atualmente o camarim nº 01 é um camarim museu, com os restos mortais e um busto comomemorial de Apolônia Pinto).
De 1861 a 1899 – Paralisou novamente suas funções sociais de difusão cultural
1922 – TEATRO ARTHUR AZEVEDO, homenagem do então Governador Urbano Santos ao teatrólogo maranhense Arthur Nabantino Gonçalves Azevedo, o lugar enfrentou a decadência e funcionou como cinema, sofreu restaurações, que descaracterizaram alguns de seus elementos.
1938 – Transformado em Cinemaaté meados de 1948.
1965 à 1969 – O Teatro passa pela sua primeia restauração sob o Governo de José Sarney e recebe um lustre de platéia como doação da então primeira Dama Marli Sarney.
1989 à 1991 - Suas funções sociais de difusão cultural são novamente paralisadas
1991-1994 – Um Grande Projeto de reforma e restauração foi realizado somente no Governo de Edison Lobão colocancando o TAA entre osteatros mais modernos e equipados do mundo.
1993 – O TAA é reinaugurado
Janeiro de 2012 – O Teatro Arthur Azevedo fecha novamente suas portas.

SALÃO DE ENTRADA

Este grande salão tem a função de receber e acomodar o público nos momentos que antecedem o início do espetáculo, oferecendo 4 bancos acolchoados de grandes dimensões para o conforto do público e é iluminado por 3 lustres de cristal.O ambiente é decorado por 6 grandes espelhos de cristal com moldura em relevo dourado e 2 grandes jarros com plantas ornamentais. O piso todo em granito com desenhos decorativos.

É neste salão que se encontra a homenagem da Secretaria da Cultura a Arthur Azevedo e Apolônia Pinto na forma de bustos assentados em colunas. Á esquerda do local encontram-se a bilheteria e uma lojinha de souvenirs.Para segurança do público e facilitar o fluxo no momento da saída, o salão conta com 3 grandes e largas portas na fachada frontal e 2 em cada lado.

A PLATÉIA
Dedicada ao conforto e visibilidade do espetáculo, a platéia tem o clássico formato de ferradura, poltronas acolchoadas, cadeiras de palhinha e lustre central com mobilidade comandada por equipamentos eletrônicos.
Constituída de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teatro
  • teatro
  • Teatro
  • Teatro
  • Teatro
  • Teatro
  • Teatro
  • Teatro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!