Teatro e educação

Páginas: 8 (1942 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2013
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Educação/ Curso de Pedagogia

Disciplina: História da Educação Brasileira

Professora: Inara Garcia

Aluna: Hercilene de Fátima Maria da Silva Turma: 01









Trabalho de História

(Como se deu a Instrução Feminina no Período Colonial?)











Introdução

No presente trabalho pretendomostrar como foi difícil à conquista feminina por um espaço visível e reconhecido dentro da sociedade brasileira no período colonial. Período este onde a mulher era considerada um ser inferior de propriedade do homem juntamente com os escravos e animais domésticos. A ela bastava saber cuidar das tarefas domésticas e dos filhos. A educação era reservada aos homens. Não se achava necessário que elafizesse parte do mundo letrado e escrito, eram consideradas seres imbecis e a educação para os colonos era fundamentada em interesses econômicos, onde a mulher tinha apenas como função a procriação, dando segmento ao domínio da classe.

Foram muitos os anos que se passaram para a mulher ter seu espaço conquistado e reconhecido, dentro da sociedade, seja na área educacional ou na área profissional,mas enfim depois de tanto tempo o momento chegou, a classe feminina mostrando sua competência na luta para alcançar espaços ainda considerados restritos a elas.



















Como se deu a Instrução Feminina no Período Colonial?


No período colonial a mulher era considerada um ser inferior de propriedade do homem juntamente como os escravos e animais domésticos.A obra de Freyre (1984) retrata a família patriarcal brasileira e nela a situação da mulher. A mulher branca é descrita de maneira submissa, passiva, ociosa, sujeitando-se à dominação do pai ou do marido. A mulher negra-escrava é vinculada à "educação" dos sinhozinhos e sinhazinhas, destacando-se a importância das amas-de-leite e das negras velhas como grandes contadoras de histórias. Tanto amulher índia, como a escrava e a branca eram vistas como objeto sexual do homem colonizador e proprietário da Casa Grande.
A ela bastava saber cuidar das tarefas da casa e dos filhos. A instrução era reservada aos homens. A mentalidade da época sobre a instrução feminina em Portugal foi trazida para o Brasil, e expandia a ideia da supremacia masculina. A mulher não tinha acesso à arte de ler eescrever. Estudos associam a mulher à natureza e o homem à cultura, negando à primeira visibilidade na história, uma vez que "seu status é derivado de seu estágio no ciclo da vida, de suas funções biológicas e, em particular, de seus laços sexuais e biológicos a homens específicos" (Rosaldo & Lamphere, 1979, p. 47). Durante quase 800 anos, a mulher foi considerada um ser inferior, pois o sexo femininofazia parte do sexo imbecil, categoria que também era também atribuída a crianças e doentes mentais.
De acordo com o texto (Mulheres Educadas na colônia de Arilda Ines Miranda Ribeiro), era muito comum, tanto nas casa de Portugal e como no Brasil a utilização do seguinte versinho para se retratar das mulheres: “ mulher que sabe muito é mulher atrapalhada, para ser mãe de família, saibapouco ou saiba nada”.

De modo geral, Azevedo (1976), assim como Freyre (1984), traça uma imagem de mulher submissa, enclausurada, ignorante e educada dentro de um modelo de família patriarcal.

Gonçalo Trancoso, poeta da época, muito lido pelos lusos, afirmava que a mulher não tinha necessidade de ler e escrever e se possível, não deveria falar: “afirmo que é bom aquele refrão quediz: a mulher honrada deve sempre ficar calada,..., as moças não falem nem alcem os olhos pela rua e se ensinem a não tomar brio de verem e serem vistas, que a mim me parece muito bem”.

Na época colonial, essa era a mentalidade sobre a instrução de mulheres em Portugal, e que também passou a ser no Brasil, a mulher era considerada um ser que deveria viver em função de cuidar do lar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teatro Educação
  • Teatro educação
  • Teatro na educação
  • teatro e educação
  • Teatro na educação
  • O Teatro na Educação Infantil
  • Abordagens Metodológicas do Teatro na Educação
  • A importância do teatro na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!