teatro waldemar herrique

385 palavras 2 páginas
TEATRO WALDEMAR HERRIQUE

O Teatro Experimental Waldemar Henrique foi criado em 17 de setembro de 1979 na cidade de Belém, no estado do Pará, para sediar as apresentações de grupos de teatro experimentais da região. Sua construção em art nouveau é mais antiga, e inicialmente funcionava o cinema Radium, posteriormente foi o Museo Comercial, e por último sede da Caixa Econômica, até ser transformado no teatro de hoje, na década de 70 do século XX. O prédio do Teatro é tombado pelo patrimônio histórico
Localiza-se na Avenida Presidente Vargas 645. A primeira montagem em cartaz foi dirigida por Geraldo Sales com o Grupo Experiência e o texto era "Os Perigos da Bondade" de Chico de Assis tendo como protagonista Cláudio Barros no papel de Cearim.

Waldemar Henrique foi um pianista e compositor paraense reconhecido mundialmente pela grandiosidade de sua obra musical. Nasceu em 15 de fevereiro de 1905, em Belém, mas passou a infância na cidade do Porto, Portugal.
Quando voltou para o Brasil, estudou solfejo, piano, violino, harmonia, composição e canto. Entrou para o Conservatório Carlos Gomes em 1929, onde estudou com grandes nomes da música paraense como o maestro Ettore Bósio.
Waldemar trabalhou em rádios, teatros e cassinos do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte e, por mais de 10 anos, dirigiu o Theatro da Paz, em Belém.
As obras de Waldemar têm como tema, principalmente, o folclore amazônico, indígena, nordestino e afro-brasileiro somando mais de 120 composições. A primeira música de sucesso de Waldemar Henrique foi “Minha Terra”, composta em 1923. “Uirapuru” é uma das composições mais conhecidas do maestro.
O pianista foi o autor da primeira versão musical (1958) de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, poema dramático premiado pelo Jornal do Comércio. Em 1981, foi eleito para a Academia Brasileira de Música. Morreu em 28 de março de 1995.
Hoje, Waldemar Henrique dá nome ao Teatro Experimental da Fundação Cultural do Pará

Relacionados