Teatro sobre Educação Bancária

Páginas: 6 (1488 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Teatro Gintecamp
(O locutor sai de seu lugar, pega uma cadeira e se senta em frente ao palco com um livro aberto no colo).
Locutor: Era uma vez uma cidadezinha. Nessa cidade existia uma escola e nessa escola existiam professoras e alunos. Todas as professoras dessa escola lecionavam do mesmo modo, eram ríspidas, ensinavam por ter que ensinar, viam essa forma como a única verdade no mundo e nãotinham amor por sua profissão.
(enquanto isso os alunos e a professora vão entrando e montando o cenário com carteiras)
Professora 1 (á um aluno): Quanto é 2x5?
Aluno 1: 13?
Professora 1 ( bate com uma régua na carteira): Não, você vai copiar a tabuada do dois dez vezes até amanhã para ver se aprende.
(A professora anda pela sala, como uma inspetora enquanto os alunos fazem uma prova).Locutor: É logo vemos que a vida desses alunos não deve ser lá muito boa.
(Catarina vem andando e cutuca o ombro do locutor, alunos e professora 1 saem do palco).
Catarina: Olha eu acho que seria, se não fosse por mim!
Locutor: Ah é verdade! Tinha me esquecido de você! Essa é Catarina Roque e ela também de aula nessa escola, mas ela é diferente das outras professoras, ela gosta do que faz, gostade ensinar e acima de tudo, gosta de ver seus alunos aprendendo. Ela é muito diferente das outras professoras, as pessoas a acham até meio maluca por causa do seu jeito de ensinar as crianças. Vamos dar uma olhadinha?
(Catarina e seus alunos sobem ao palco)
Catarina: Estão todos aqui?
Todos os alunos: Sim, Dona Cat!
Catarina: Ótimo, então a chamada esta feita! Vocês fizeram o dever de casa?Aluno 2: Que dever pro? A senhora não passa dever de casa, esqueceu?
Catarina: Hum, é verdade. Se eu passasse dever de casa quando é que vocês iam brincar né?
Locutor: É já deu pra ver como é a Dona Cat, mas não é só o fato de ela não passar lições para serem feitas em casa que a tornava diferente, era seu jeito todo especial de dar aulas que o fazia, um jeito que não só ensinava, mas tambémfazia seus alunos ganharem gosto pelo aprendizado cada vez mais e mais!
Catarina (fingindo ser Napoleão Bonaparte): Quem é esse criançada?
Todos os alunos: Napoleão, Dona Cat!
Catarina (vira de costas pros alunos e vira Júlio César): E esse aqui?
Todos os alunos: Júlio César, Dona Cat!
Catarina: Muito bem, vocês estão afiadíssimos em historia!
(Enquanto o Locutor fala, Catarina e seus alunosjuntam as cadeiras em um dos lados do palco e estendem pedaços de tecido nele).
Locutor: E era assim que Dona Cat ensinava seus alunos, de maneira diferente, divertida, especial. A aula de Geografia, por exemplo, nem dentro da sala era Dona Cat escolhia um lugar bem alto do campo, de onde desse pra ver toda a cidade, e ali marcava um piquenique com seus alunos, assim além de aprender sobre montes,serras, lagos e rios, os alunos se divertiam e ainda por cima almoçavam bem!
Catarina (apontando para coisas além da visão): Estão vendo ali crianças aqueles montes bem escuros lá atrás? São as serras! Ah, e ali estão vendo? Aquela cobrinha brilhante? Aquilo é um rio!
(Os alunos arrumam novamente as carteiras e se sentam, Cataria passa distribuindo algumas revistas e gibis para as criançasenquanto o locutor fala).
Locutor: Para ler era livro, gibi, revista ou ainda rolo de papel pardo, e para aprender a tabuada, não era escrevendo cem vezes numa folha de papel não, era cantando uma alegre canção!
Catarina (servindo de maestra) e todos os alunos: 5x1 é 5, 5x5 é 10, 5x3 é 15 e 5x4 é? Vinte!
(Catarina e seus alunos saem, entram a Diretora e Professoras 1, 2 e 3 enquanto o locutorfala, elas se sentam como se estivessem em uma reunião).
Locutor: Mas é claro que o método de Catarina não agradava a todos, existiam aquelas pessoas que não aprovavam o seu jeitinho!
Diretora: Isso não pode mais continuar a acontecer, os pais já estão reclamando da falta de deveres de casa, nossa escola tem uma reputação á zelar e ela vai acabar por estragar tudo!
Professora 1 : Concordo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIA (TEATRO) SOBRE EDUCAÇÃO E RESPEITO
  • Reflexões sobre o Ensino de Teatro-Educação na Escola Pública
  • Educação bancaria
  • Educação bancária
  • educação bancaria
  • Teatro na educação
  • Teatro Educação
  • Teatro educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!