teatro popular

Páginas: 2 (486 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Teatro popular
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Teatro popular, diz-se de um gênero de teatro destinado às camadas menos elitistas da nação. Um teatro feito em circos, praças e espaçospúblicos, por artistas mambembes, e sobretudo voltado para o gosto ingênuo do povo.

Muito em voga durante o século XX em todo o mundo ocidental, representado por grupos de atores pequeno-burgueses quetinham por ideal um teatro acessível ao povo e transformador da sociedade para uma sociedade popular e socialista. Para tais grupos, o dramaturgo e diretor alemão Bertold Brecht foi o grande autor einspirador.

Histórico[editar | editar código-fonte]
No final dos anos 1950, surge um público interessado em ver abordadas, no palco, questões políticas em contexto nacional. Nessa tendência podem-seidentificar duas vertentes - uma de caráter regionalista e outra de caráter ideológico. Ariano Suassuna e João Cabral de Melo Neto podem ser incluídos no que Décio de Almeida Prado identifica como aEscola do Recife, que atravessa vários estilos e períodos históricos, desde Hermilo Borba Filho a Luiz Marinho. Nas peças de Suassuna, o povo é capaz de enfrentar o poder e até de vencê-lo. Onacionalismo é aqui uma conseqüência do regionalismo.

Em 1960, a fundação do Centro Popular de Cultura da UNE - CPC, marca o início de uma prática teatral voltada para a revolução social. Enquanto avertente regionalista atribui ao teatro a tarefa de promover sua popularização, no sentido de ir para onde o povo está e falar sua língua, o teatro revolucionário praticado pelo CPC pretende ensinar ao povoum novo vocabulário, dando a ele uma visão política sobre sua vida. Se o teatro regionalista cultiva a religiosidade por fazer parte da cultura popular, o teatro revolucionário a bane por serinstrumento das classes dominantes para promover a resignação. O golpe militar de 1964 interrompe a prática do CPC e seus dramaturgos migram para o Grupo Opinião. No final da década de 1960, o Teatro de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teatro popular de niterói
  • Teatro Popular de Gil Vicente
  • Gil Vicente e o teatro popular
  • Teatro e cultura Popular
  • O Teatro De Revista Influ Ncias Na M Sica Popular Brasileira
  • teatro
  • teatro
  • teatro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!