TEATRO PARA PROTF LIO

702 palavras 3 páginas
TEATRO PARA PROTFÓLIO

Personagens: KAREN – narradora e apresentadora dos slides, FÁTIMA – vizinha dona de casa, AUREA – filha da vizinha, TATY – viúva com a criança, PATY – mulher vestida de homem – ANNE E SARA – homens trabalhadores.

História: Uma mulher de 40 anos que se vestiu de homem por 40 anos para sustentar sua família. No local onde ela morava mulheres não tinham direito de ter um trabalho remunerado, era vista somente como dona de casa.

TEATRO:

Cena 1:
KAREN abre o teatro dando boa noite à turma e coloca o slide contendo uma foto de fundo do Egito e com os dizeres: Egito, 1975.

Entra em cena: Fátima e Áurea. Fátima limpando a casa, mexendo a panela e pedindo ajuda a filha, enquanto que Áurea chama a mãe o tempo todo...

FÁTIMA: Minha filha me ajude, já já seu pai chega da obra e nada está arrumado, a comida ainda não está pronta e você sabe como ele é, se ficar irritado, nem quero pensar...

ÁUREA: enrola na arrumação e chama a mãe o tempo todo...

Nesse momento a vizinha bate na porta.

Cena 2:

FÁTIMA: Ah não, cheia de serviço, casa desarrumada, panela no fogo e ainda visita, ah não... Filha abre a porta...
ÁUREA: Mãe... É a nossa vizinha, quer falar com você...
FÁTIMA (suspira com cara de preocupada e de tédio): Era só o que me faltava, visita uma hora dessas, vou despachar logo...
TATY (com filha no colo e cara de desespero): Vizinha não o que faço... Fiquei viúva como você sabe, tudo está acabando em casa e aqui nós mulheres não temos o direito de trabalhar para sustentar nossa família, a despensa da minha casa está vazia e não sei como farei para pagar as contas e sustentar minha filha, me ajude o que farei?
FÁTIMA: Não sei o que lhe dizer, nossa situação aqui é precária por sermos mulheres, somos dona de casa e nossos maridos são os responsáveis para nos ajudar, portanto você só tem duas opções: ou se casa novamente o quanto antes, ou se disfarça de homem e vai trabalhar na obra.

A mulher com a filha nos braços faz cara de pensativa e diz:

Relacionados