Teatro Grego – Mito, Atores Coro e Máscaras

Páginas: 9 (2005 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
Introdução

O estudo propõe algumas reflexões sobre o papel do mito, dos atores, do coro e das máscaras nas tragédias gregas. A partir da vasta bibliografia existente sobre tragédia, buscamos as mais importantes para a compreensão dos seus papéis, de suas funções em relação à ação dramática e suas importâncias na estrutura do espetáculo concebido pelo autor.
A representação sedesenvolveu de tal modo a tornar-se predominante, até, em certo tipo de Teatro e módulo fundamental em todos os tipos de Teatro.
Se Aristóteles, na Poética, reconhece o espetáculo como a parte da tragédia que mais seduz o espírito, considera-a, no entanto, “a mais estranha à arte e a menos própria da poética” (50b 17).




O Mito no Teatro Grego


Popularmente, o termo mito éutilizado para se referir a histórias fabulosas ou heroicas. É comum relacionar-se a aspectos inacreditáveis, fantasiosos e irreais, como sendo o oposto ao pensamento lógico e racional.
Em sentido amplo o mito é uma explicação dos diferentes fenômenos da vida. Ele busca explicações para temas como a origem do mundo, do homem, da família, até das transições de ciclo de vida familiar como onascimento, o casamento e a morte.
“O orador não é responsável pelo que diz no mito, cuja linguagem está vinculada à crença incorporada no aforismo helênico: ‘não inventei isso, apenas ouvi falar por aí’. A maioria dos mitos, inclusive gregos, narra feitos de entes mágicos ou de deuses, o que leva a crer que tenham sido eles próprios seus autores; homens e mulheres apenas os passam adiante.”.
O teatrosurgiu do culto a Dionísio e das lendas homéricas. A forma inicial do teatro era dominada pelo coro e pelos heróis trágicos. Como a vida dos deuses da mitologia grega estava diretamente ligada aos habitantes da Grécia, influenciando até as guerras, nada mais natural do que homenageá-los.
O teatro brinca com tudo que é duplo. Vida e morte. Prosperidade e decadência. Guerra e paz. Essa duplicidadedo teatro tem profunda relação com a mitologia. Assim, há a associação a Dionísio – deus relacionado ao vinho, aos festins, à desmedida, à loucura e, também, às encenações.
A mitologia em torno do deus é diversa. Estrangeiro, filho de Zeus com Sêmele, fora perseguido por Hera e teve de ser escondido por duas vezes pelo próprio Zeus para que não fosse vítima da deusa, que, possuída de ciúmes, faziaparecer as amantes e os filhos das reações adúlteras de Zeus. O fato é que, já adulto, Dionísio descobriu a videira, criou o vinho e todos os efeitos que a bebida era capaz de despertar: a alegria, a desmedida, a dança, a música – o Dionisismo (GRIMAL, 1997, p. 122). Com a sua associação ao vinho, Dionísio acabará por ser, ao mesmo tempo, o deus do cultivo e do êxtase que se segue ao seu consumo,do prazer, da embriaguez. Talvez, por isso, esteja relacionado, por um lado, a forças naturais e ritos de fertilidade; e, por outro, a forças animalizadas, que era preciso não apenas cultuar, mas também pacificar. O fato é que dessa associação a potências distintas, senão opostas, resulta numa ambiguidade que, ao invés de afastá-lo, aproxima-o da experiência trágica: animado por um impulso traziano ventre e o pôs em sua coxa. Terminado a formação do filho, Zeus o retirou da coxa. Poderoso que move a vida, mas que a também a destrói, Dionísio acompanha os homens do prazer ao êxtase, do delírio ao desfalecimento e da vida à morte. Sendo assim, já não parece estranha a sua vinculação ao teatro – pelo contrário, evocando essas forças contraditórias, Dionísio oferece-se como um representantemodelar do paradoxo fundamental da humanidade – o paradoxo da vida e da morte. Visto sob esse prisma, a conexão entre o teatro e o dionisismo não parece absurda, ao contrário, se há uma força a comandar a experiência teatral é Dionísio, com suas potências ambíguas, numa arte que destila sofrimento em encanto, deleite, prazer (AZEVÊDO, 2002, p.55).




Grécia- Atores no Teatro


O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teatro grego e mascaras
  • Teatro- a voz do ator no teatro
  • teatro grego
  • Teatro Grego
  • Teatro Grego
  • Teatro grego
  • Teatro Grego
  • Teatro grego

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!