teata

435 palavras 2 páginas
Fibra de Vidro
Fibra de Vidro é o material compósito produzido basicamente a partir da aglomeração de finíssimos filamentos flexíveis de vidro com resina poliéster (ou outro tipo de resina) e posterior aplicação de uma substância catalisadora de polimerização. Este produto químico reage às de fibra de vidro e produz calor, o que faz com que a resina fique flexível. Deve manipular o material rapidamente em vigor dele endurece enquanto esfria. Uma vez endurecido, o material tem suas propriedades físicas altera assim tendo boa resistência à tração, flexão e impacto.
O uso mais comum para este material está em reparação e recuperação dos barcos de fibra de vidro, carros e motocicletas. É também conhecida como polímero reforçado com fibra ou plástico reforçado com vidro.
Resina Poliéster: Constituem uma família de polímeros de alto peso molecular, resultantes da condensação de ácidos carboxílicos com glicóis, classificando-se como resinas saturadas ou insaturadas, dependendo especificamente dos tipos de ácidos utilizados, que irão caracterizar o tipo de ligação entre os átomos de carbono da cadeia molecular.

Fibra de Carbono

As fibras de carbono são produzidas pela oxidação controlada, carbonização e gratificação de precursores orgânicos de carbono, sendo que dentre todos eles a poliacrilonitrila é mais usual, pois fornece uma boa média de propriedades mecânicas de tração, compressão e módulos de elasticidade.

As fibras de carbono são produzidas a partir de fibras precursoras e ricas em carbono. As transformações necessárias para sua obtenção são: oxidação, carbonização e grafitização.
As fibras de carbono exibem os maiores índices de rigidez entre todas as outras fibras encontradas comercialmente, além de resistências muito altas no que se refere à tração, compressão, corrosão e fadiga. A sua resistência ao impacto, porém, é mais baixa que a proporcionada pelas fibras de vidro e aramida.

Aplicações fibra de carbono

As fibras carbônicas

Relacionados

  • arco reflexo
    1571 palavras | 7 páginas
  • OLEDS
    16999 palavras | 68 páginas
  • Mestre
    22131 palavras | 89 páginas