TE DE FILOSOFIA ALINE EMANOELA MARIANA CULTURA SOCIALIZA O HUMANIZA O

1135 palavras 5 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO – UNESC
ALINE TAVARES FURLAN
EMANOELA REZENDE RIGONI
MARIANA LUNZ MEDEIROS

A CULTURA E O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E HUMANIZAÇÃO

COLATINA
2015
ALINE TAVARES FURLAN
EMANOELA REZENDE RIGONI
MARIANA LUNZ MEDEIROS

A CULTURA E O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E HUMANIZAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia do Centro Universitário do Espírito Santo-UNESC, 1º Período de Pedagogia, sob orientação do professor Damián Sánchez Sánchez, como requisito para Trabalho Específico.

COLATINA
2015
A CULTURA E O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E HUMANIZAÇÃO

Podemos dizer que a cultura é produto e produtora do humano, ou seja, a cultura é produzida, criada, desenvolvida pelos seres humanos, mas ao mesmo tempo ela também interfere na vida e convivência dos seres humanos na sociedade, através dos costumes, jeito de agir, pensar e etc. Assim pode-se dizer que a cultura possui influência no processo de humanização e socialização em nossas vidas e para entender melhor isto, antes é interessante sabermos, o que é cultura?
Cultura é o resultado de tudo o que o homem produz para construir sua existência. No sentido amplo, antropológico, cultura é tudo o que o homem faz, seja material ou espiritual, seja pensamento ou ação. A cultura exprime as variadas formas pelas quais os homens estabelecem relações entre si e com a natureza: como organizam suas leis, costumes, como se alimentam, criam um sistema de representações aceitas por todo o grupo social (ou seja, a linguagem simbólica), os homens se comunicam de forma cada vez mais elaborada, casam e têm filhos, como se organizam em grupo e adquirem comportamentos que podem ser aprendidos ou transmitidos de geração em geração.
Assim, podemos perceber que a cultura é tudo o que fazemos em sociedade, e que na maioria das vezes, não formulamos nossas próprias ações e pensamentos, mas sim as adquirimos por ser considerado certo e aceito na sociedade. Somos

Relacionados