Te Cnica Da Mediunidade Carlos Torres Pastorino

60426 palavras 242 páginas
Técnica da Mediunidade

C. TORRES PASTORINO

TÉCNICA

DA
MEDIUNIDADE
Prefácio do Gen. Dr. Manoel Carlos Netto Souto
Capa de Luiz Goulart

2

Técnica da Mediunidade

3

EXPLICAÇÃO
ESTE LIVRO é um “ensaio”, do qual muitos tópicos foram publicados na revista
“Sabedoria”.
Não somos técnicos nem especialistas: apenas estudiosos, que procuramos divulgar o resultado de nossa pesquisas para o público, em linguagem acessível, quase didática.
Desde Kardec, afirma-se que o Espiritismo é ciência. Mas até agora nada encontramos na doutrina que mostrasse a mediunidade fundamentada nos fatos físicos e biológicos.
Damos aqui nossa contribuição quase esquemática, apenas abrindo portas e apontando rumos. Se desenvolvidos os temas por especialistas e técnicos, com experiências e pesquisas de laboratório, poderá cada capítulo deste ensaio transformar-se num livro compacto, que trate de física, eletricidade, magnetismo, anatomia, fisiologia, bioquímica, etc., constituindo, então, textos para estudos em Faculdades de Espiritismo.
A todos entregamos o fruto de longos anos, com as hipóteses que formulamos dentro de nossa experiência.
Nossos votos dirigem-se aos especialistas, para que aprofundem este ensaio; e aos médiuns, para que narrem suas experiências. Não pedimos confirmação do que aqui está escrito: desejamos somente a VERDADE REAL, que poderá aprovar ou rejeitar nossas conclusões, pois este ensaio é, de fato, um ENSAIO.
Rio, 4 de novembro de 1969

C. Torres Pastorino

Técnica da Mediunidade

4

APRESENTAÇÃO
TEMOS A IMPRESSÃO de que Pastorino, com este Ensaio, dá vigorosos passos na
Segunda Milha, que nos levará à previsão de Claude Bernard, que “tempo virá em que o santo, o filósofo e o sábio falarão a mesma língua”. É uma atitude aberta, não dogmática, que procura explicar dentro dos conhecimentos científicos, fatos que tantos sentem e vivem, mas que a ciência ortodoxa nega que ocorram, pelo simples fato de não poder explicá-los.
Vejamos o que dizem Pauwels e Bergier a

Relacionados