Teóricos praticos da psicologia da educação

Páginas: 6 (1341 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
POLO UNIEDUCAÇÃO 7109
CURSO: PEDAGOGIA-LICENCIATURA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO



TEÓRICOS PRATICOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFA. MA. HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO

GOIÂNIA, 20/09/2012.

Teóricos práticos da Psicologia da Educação
Será relatado no decorrer do texto as contribuições na educação de alguns dos mais importantes teóricos clássicosda psicologia,sendo eles:
*Sigmund Freud
*Jean Piaget
*Lev Vygotsky
*Henri Wallon
Sigmund Freud (1856-)
Propõe, à data, um novo e radical modelo da mente humana, que alterou a forma como pensamos sobre nós mesmos, a nossa linguagem e a nossa cultura. A sua descrição da mente enfatiza o papel fundamental do inconsciente na psique humana e apresenta o comportamento humano como resultado deum jogo e de uma interação de energias.
Freud contribuiu para a eliminação da tradicional oposição básica entre sanidade e loucura ao colocar a normalidade num continuum, e procurou compreender o funcionamento do psiquismo normal através da gênesis e da evolução das doenças psíquicas.
Estudo do desenvolvimento psíquico da pessoa a partir do estágio indiferenciado do recém-nascido até àformação da personalidade do adulto.
Muitos dos problemas psicopatológicos da idade adulta de que trata a Psicanálise têm as suas raízes, as suas causas, nas primeiras fases ou estágios do desenvolvimento.
Na perspectiva freudiana, a “construção” do sujeito, da sua personalidade, não se processa em termos objetivos (de conhecimento), mas em termos objetais.
O objeto, em Freud,é um objeto libidinal, de prazer ou desprazer, “bom ou mau”, gratificante ou não gratificante, positivo ou negativo.
A formação dos diferentes estágios é determinada, precisamente, por essa relação objeta. (Estádios: Oral, Anal, Fálico, Latência, Genital).
Uma importante contribuição de Freud foi um método desenvolvido para um tratamento que se pode igualar á uma “arqueologia da alma”,onde o psicanalista busca trazer à luz experiências traumáticas passadas que provocaram distúrbios psíquicos do paciente, fazendo com que assim ele encontre a cura.
A sua teoria sobre o desenvolvimento da personalidade atribui uma nova importância às necessidades da criança em diversas fases do desenvolvimento e sobre as consequências da negligência dessas necessidades para a formação dapersonalidade

Jean Piaget (1896-1980)
Jean Piaget foi um dos investigadores mais influentes do séc. 20 na área da psicologia do desenvolvimento. Piaget acreditava que o que distingue o ser humano dos outros animais é a sua capacidade de ter um pensamento simbólico e abstrato. Piaget acreditava que a maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento cognitivo. As mudanças maissignificativas são mudanças qualitativas (em gênero) e não qualitativas (em quantidade).
Existem dois aspectos principais nesta teoria: o processo de conhecer e os estádios/ etapas pelos quais nós passamos à medida que adquirimos essa habilidade.
Como biólogo, Piaget estava interessado em como é que um organismo se adapta ao seu ambiente (ele descreveu esta capacidade como inteligência) - Ocomportamento é controlado através de organizações mentais denominadas “esquemas”, que o indivíduo utiliza para representar o mundo e para designar as ações.
Essa adaptação é guiada por uma orientação biológica para obter o balanço entre esses esquemas e o ambiente em que está (equilibração). Assim, estabelecer um desequilíbrio é a motivação primária para alterar as estruturas mentais doindivíduo.
Piaget descreveu dois processos utilizados pelo sujeito na sua tentativa de adaptação: assimilação e acomodação. Estes dois processos são utilizados ao longo da vida à medida que a pessoa se vai progressivamente adaptando ao ambiente de uma forma mais complexa.
-Capta as grandes tendências do pensamento da criança
- Encara as crianças como sujeitos ativos da sua aprendizagem
Sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Texto psicologia e educação desafios teórico-práticos
  • Fundamentos Teóricos e Práticos da Educação
  • A existência da psicologia da educação como uma área de conhecimento e de saberes teóricos e práticos claramente...
  • Curso de educaçao fisica e pratico ou teorico ?
  • Teóricos clássicos da Psicologia da Educação
  • Teóricos clássicos da psicologia da educaçao
  • teóricos clássicos da psicologia da educação
  • Teóricos Clássicos da Psicologia da Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!