Teólogo e ministro evangélico (pastor)

Páginas: 6 (1345 palavras) Publicado: 8 de fevereiro de 2014
Faculdade Teológica Sul Americana
Nome: Robelito Cordeiro Cardoso
Disciplina: Teologia Bíblica do Novo Testamento
Leitura: A cruz da Cristo John Stott
Carga Horária: 80 h/a
Data da Entrega: 30/04/2013

Tendo como referências as leituras indicadas, qual a relevância de uma “teologia da cruz” para a igreja brasileira de hoje?

A teologia da cruz é o coração do evangelho cristão. A teologiada cruz vai perpassar toda forma de explicação racional do amor de Deus baseado na cruz. O símbolo da cruz atravessou gerações e rasgara a eternidade para ampliar o amor de cristo por sua igreja. O próprio Jesus não só falou das escrituras que continha o registro da cruz, como em todo momento viveu estar na cruz e fora dela, cristo na cruz nos deixou o exemplo e o símbolo que nos faz qualquerpessoa olhar para cruz com dois olhares. O primeiro é com sentimento de arrependimento, reconhecendo ser um dos pecadores que levou Jesus a cruz. O segundo é o olhar de adoração por aquele que na cruz nos levou a comunhão com cristo. A teologia da cruz é relevante desde quando se entede o caráter, propósito e fim da cruz para a igreja.
O caráter da cruz é visto na seriedade de Jesus ao se referirsobre a paixão. A sua vontade era somente ir até ao calvário e deixar as marcas de amor, não somente por Deus mais pela humanidade. Neste momento Jesus tece a sua história olhando para cruz como centro da sua responsabilidade de salvar os perdidos na mesma perspectiva de através dela ser lembrado pelo mundo inteiro, provocando assim o arrependimento nas gerações futuras. Ao olhar para cruz opecador se indentifica com o caráter de cristo porque haverá sempre a lebrança que no lugar de Jesus, era ele que deveria morrer. Essa é a missão da igreja, de mostrar que Jesus tomou o lugar de todos os homens.
Não se pode levar as marcas de uma teologia centrada na cruz sem ter o caráter de cristo. A greja brasileira vive hoje o "caráter" de quem pode gritar mais, ou quem mais aparece na tv. QuandoJesus pergunta a seus discípulo quem diziam que Ele era, aos pés do monte Hermon, Pedro lhe lhe responde: Tu és o Missias, o Cristo. (Mc 8:29,30). Neste momento Jesus começa a ensinar a igreja a importância de que seria através da sua morte e ressurreição que a salvação viria e que a igreja crescia. Falta muito das lideranças eclesiásticas brasileira para forjar nas igrejas o caráter de Cristo ea centralidade de um evangelho da cruz.
Os evengelhos mostra a história de como o Senhor Jesus foi traído e entregue para ser crucificado. Primeiro, Judas o entregou aos sacerdotes, por causa da ganância,depois os sacerdotes entrega Jesus a Pilatos, por causa da inveja do poder, e finalmente é entregue aos soldados que o crucificaram por covardia. Nesta perspectiva poderia atribuir-se aparáfrase de Octavius winslow quando afirma que não foi judas, por dinheiro; não foi Pilatos, por temor; não foram os judeus, por inveja --- mas o pai por amor que entregou a Jesus pelo perdão dos pecados da humanidade. Assim sendo o caráter de cristo foi simplesmente forjado por obediência e não por um canal de tv ou gritos de uma plateia que não sabe o que estar ouvindo. O papel da igreja brasileira éobedecer aos mandamentos de Cristo, quando Jesus diz "cuidado para que não vos engane (Mt 24:4), é lembrar as ovelhas que muitos estaram por aí distorcendo a verdade, é usar a lembrança do mundo que quem morreu na cruz não foi um astro de televisão e sim o Missias, o filho de Deus e por isto todos tem que ser imitadores de Jesus.
O propósito da cruz de Jesus é mostrar que era os pecados do mundoque impediam o perdão chegar na vidas das pessoas. O único propósito de Cristo era dar a todos o dom da salvação. Além de ser necessário o propósito de Jesus foi altruísta e benéfico. Qual é o propósito da igreja brasileira se não tiver o propósito de mostrar a cruz de cristo? Não há nada a fazer se não lamentáramos pelas igrejas que defendem uma teologia fraca e puramente mercadologica.
Não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O VÍNCULO EMPREGATÍCIO DO PASTOR EVANGÉLICO
  • o vínculo empregatício do pastor evangélico
  • Recomendações aos Jovens Teólogos e Pastores
  • teologo
  • Teólogo
  • teologo
  • Teólogo
  • Teologo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!