tduerde

293 palavras 2 páginas
Existem três jogadas especiais de Xadrez:

Tomada en-passant
Promoção
Roque
Tomada en-passant

Um movimento especial dos peões chama-se tomada en-passant. Nas três figuras de cima pode ver-se uma tomada en-passant. Esta é possível quando um peão avança duas casas e quando simultaneamente um peão inimigo se encontra em posição de ataque à casa por onde o peão que se move passa. Nesse caso o peão atacante pode capturar o que se move movendo-se para a casa de passagem. Esta tomada só pode acontecer no lance seguinte ao movimento.
Promoção
Outro movimento característico dos peões é a promoção. Esta acontece quando um peão atinge a última linha, ou inversamente a primeira do adversário. Quando isso acontece o jogador tem de converter o Peão numa Dama, Torre, Bispo ou Cavalo.

Roque
O roque é um lance especial em que o Rei e a Torre se movimentam simultaneamente. Este só pode ser realizado uma vez por cada jogador.

Para o roque ser possível têm de se verificar as seguintes condições:

- O Rei que vai fazer o lance não se pode ter movido durante o jogo. - A Torre vai fazer o lance não se pode ter movido durante o jogo. - O Rei envolvido não está em xeque. - Todas as casas entre o Rei e a Torre têm de estar desocupadas. - O Rei não passa por uma casa atacada por uma peça inimiga durante o movimento. - A casa de destino do Rei não está a ser atacada. - O Rei e a Torre têm de ser do mesmo lado.

O movimento de roque consiste no Rei movimentar-se duas casas na direcção da Torre e a Torre passar para a casa adjacente ao Rei do lado oposto ao que se encontra inicialmente.

Relacionados