Tdh deficit de atenção e hiperatividade

Páginas: 30 (7386 palavras) Publicado: 26 de março de 2013
INTRODUÇÃO

Crianças “desatentas” e “agitadas” em atividades escolares, ou em afazeres, se constituem em objeto de estudo há muitas décadas, pois costumam freqüentar os ambulatórios e consultórios de pediatras, psicólogos, psiquiatras, neurologistas e toda a gama de profissionais das áreas educacionais e de saúde mental.

Cabe aqui um alerta para evitar o rótulo de “hiperativo” acrianças que apresentem este comportamento em menor ou maior intensidade, não caracterizando o distúrbio conhecido como TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade).

A hiperatividade é um desvio comportamental, caracterizado pela excessiva mudança de atitudes e de atividades, acarretando pouca consistência em cada tarefa a ser realizada. Portanto, isto incapacita o aluno parase manter quieto por um período de tempo necessário para que possa desenvolver as atividades comuns do seu dia-a-dia. (TOPCZEWSKI, 1999, p.23)

As causas exatas deste distúrbio são desconhecidas, alguns genes têm sido descobertos e descritos como possíveis causadores do transtorno. Lesões neurológicas mínimas que ocorreriam durante a gestação ou nas primeiras semanas de vida, também sãolevadas como causas possíveis.

Crianças com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) não conseguem focalizar a atenção nas coisas por muito tempo e logo se sentem inquietas e aborrecidas, de modo que seguem um estímulo atrás do outro, sempre insatisfeitas, não conseguindo completar quase nenhuma atividade, não enxergam com antecedência as conseqüências de uma ação, nemaprendem facilmente as lições que essas conseqüências trazem. Vivem o momento presente, levadas pelo impulso e pela necessidade de estímulo. 

É uma grande dificuldade para a criança hiperativa quando ela entra na pré-escola, e precisa agora aprender a lidar com as regras, a estrutura e os limites, e o seu temperamento simplesmente não se ajusta muito bem com as expectativas da escola. É deextrema importância que alunos com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) sejam motivados. Aí vem a grande dificuldade de professores, diretores, e toda uma equipe de apoio, sem o devido conhecimento, e sem saber lidar com o problema.

Podemos encontrar turmas e mais turmas de “alunos especiais”, que não conseguem nem ao menos serem alfabetizados, que inevitavelmente aofaltar estrutura familiar que possa funcionar como seus “freios inibitórios”, vão evoluir para evasão escolar, droga e delinqüência. Daí a necessidade de um trabalho que venha mostrar a realidade do hiperativo na sala de aula, contribuindo para que haja uma eficiência na escola.

Tendo em vista o crescimento do número de crianças hiperativas na sala de aula da pré-escola e a problemática queos educadores sofrem, acredita-se na possibilidade de entender como acontece o processo de formação da criança quando ela sai da Creche.

Para buscar respostas para o problema levantado, a metodologia usada neste trabalho foi o estudo de caso, analisando o caso de G. bem como pesquisas com coordenadores, professores do aluno, além de consultas a livros, sites, artigos de revistasespecializadas.

G. ficou durante 1 ano em uma creche, na qual apresentou comportamentos que fez com que o encaminhassem para um psicólogo, porém este simplesmente não diagnosticou seu problema e somente o escreveu na demanda. Atualmente G. está na pré-escola, e algumas mudanças aconteceram, mas a pergunta que se fica é: a criança hiperativa tem sido devidamente acompanhada?
No capitulo Iserá definido o conceito de hiperatividade no aspecto educacional, psicológico e psiquiátrico, ressaltando os aspectos legais, analisando a crianças em diversos aspectos com base no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. No capitulo II será destacado como funciona o processo de diagnóstico e tratamento da hiperatividade infantil, ressaltando a importância da participação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tdh transtornos de deficit de atençao e hiperatividade
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ou TDH
  • O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
  • Déficit de atenção/hiperatividade
  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
  • Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
  • Déficit de atenção e hiperatividade
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!