tdfilo

278 palavras 2 páginas
Tabalho de filosofia 1 O humanismo foi buscar imperfeição no sofista Protágoras e no seu famoso fragmento: "O homem é a medida de todas as coisas". Essa ideia é propria da cultura grega, pois o renacimento traria de volta a valorização de certos aspectos dos gregos. Essa máxima de Protágoras traduz de forma definitiva o rompimeto com o ideário medieval. Colocar o homano como medida de todas as coisas é posicioná-lo como protagonista de sua própria história; é retirar suas muletas e vincular sua vida e seu destino nas mãos de suas fuculdades intelectivas e criativas.

2 Não acredita-se mais no modelo Geocêntrico, o qual dizia que a Tarra erao centro do universo. Hoje em dia, o modelo é o Heliocêntrico, que propõe o Sol como centrode todos os planetas girando em torno dele. Sabemos que existi porque podemos ver isso, isto é, podemos usar um telescópio para enxergar os planetas, enquanto antes disso, tinhamos que acreditar que estávamos devido a criação divina.

3 Ele dizia que a opinião diária erem apenas nossas experiências do dia a dia, como por exemplo, o fato de vermos o Sol girar em torno da Terra, e não o oposto. Já a observação mais atenta seria enterpretarmos essa experiência, como o fato de não sentirmos a Tarra se mover porque nos movimentamos com ela.

4 Seu princípio era o de que 'os fins justificam os meios', ou seja, para conquistar e manter o poder, o 'governante' deveria fazer o que quer que fosse necessário. Porém, explicando algumas interpretações equivocadas de que mortes e trapaça também seriam válidas, devia-se ser bom e justo sempre, e ser mau apenas se necessário.

Relacionados