TDAH

Páginas: 10 (2475 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1. Diretrizes Curriculares Nacionais
Para o Ensino Fundamental
de 9 anos


2. Resolução CNE/CEB Nº 11\2010 de 07 de julho de 2010: - A resolução fixa a observação na organização curricular; - Aplica-se a todas as modalidades de Ensino Fundamental previstas na LDB: EJA, Ed. Campo, Ed. Indígena e Ed. Quilombola.

3. A matriz curricular para o ensino fundamental de 9 anos não continuará amesma. Exige reelaboração da proposta pedagógica das Secretarias Estaduais e Municipais, do Projeto Político Pedagógico e atualização curriculares pelos Conselhos de Educação.

4. Fundamentação É dever do Estado ofertar vagas, dar condições de permanência e primar pela qualidade dos serviços prestados a comunidade escolar; É dever da família matricular e acompanhar o educando, assegurando oacesso ao conhecimento e desenvolvimento pessoal para a vida em sociedade;

5. É dever da escola assegurar o acesso ao conhecimento, oferecer educação para a vida, fornecer meios para progredir no trabalho, ofertar serviços de qualidade respeitando o direito individual de cada um; Oferecer aprendizagens significativas do ponto de vista das exigências sociais e de desenvolvimento pessoal;

6.Conviver com a diversidade e com grupos sociais em desvantagem primando pelos direitos individuais e pela dignidade da pessoa humana; A educação escolar será uma educação com qualidade social e deverá garantir o ingresso, permanência e o sucesso na escola com redução da evasão, da retenção e das distorções: idade/ano/saúde.

7. Princípios: Éticos: Justiça; Solidariedade; Liberdade; Autonomia;Dignidade; Promoção do bem de todos; Combater e eliminar preconceitos e discriminações.

8. Princípios: Políticos: Direitos e deveres; Respeito ao bem comum; Preservação do regime democrático; Preservação dos recursos ambientais; Diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre alunos que apresentam necessidades diferentes.

9. Princípios: Estéticos: Exercitarcriatividade; Construir identidades plurais e solidárias; Cultivar sensibilidade e racionalidade; Valorizar manifestações culturais; Construir identidades plurais.

10. As propostas curriculares visam desenvolver o educando assegurando formação comum fornecendo meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

11. Objetivos da Escolarização: Desenvolver a capacidade de aprender para dominarleitura, escrita e cálculo; Compreender o ambiente natural, social, político, das artes, das tecnologias e dos valores que fundamentam uma sociedade. Adquirir instrumentos e conhecimentos para se obter uma visão crítica de mundo; Fortalecer vínculos com a família e com a comunidade, vislumbrando a solidariedade e a tolerância.

12. Matrícula no Ensino Fundamental de 9 anos Abrange a populaçãodos 6 aos 14 anos de idade e se estende a todos os que não tiveram condições de freqüentar a escola na idade própria; É obrigatória a matrícula de crianças com 6 anos completos ou a completar até 31 de março do ano em curso;

13. Matrícula no Ensino Fundamental de 9 anos As crianças que completarem 6 anos após 31.03, deverão ser matriculados na Ed. Infantil; A carga horária mínima será de 800horas de relógio distribuídas em 200 dias de efetivo trabalho.

14. Currículo: É constituído pelas experiências escolares em torno do conhecimento e só terão concretude por meio de ações educativas que envolvem os alunos: Conhecimento Científico; Relações Sociais; Vivências e Saberes; Conhecimentos Acumulados.

15. É parte explicita do currículo e contribui para parte implícita as experiênciasescolares que envolvem normas de convívio, rituais, rotinas, festividades, recreio, organização do tempo e do espaço escolar; Os conhecimentos escolares são aqueles que os professores selecionam, transformam para serem ensinados e aprendidos. Servem de elementos para formação ética, política e estética do aluno.

16. Base Nacional Comum e Parte Diversificada Constituem um todo integrado e não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TDAH
  • tdah
  • TDAH
  • TDAH
  • Tdah
  • Tdah
  • Tdah
  • Tdah

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!