TDAH

Páginas: 21 (5175 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH

Inês Elisane Preuss Leal ¹

RESUMO

Este artigo mostra de maneira clara e abrangente os diferentes tipos de TDAH, seu diagnóstico e possíveis tratamentos. Relata os problemas causados e sofridos pelo hiperativo no relacionamento familiar, na escola e no convívio social onde com medicamentos aliados a um tratamento psicológico,muita dose de amor, paciência, tolerância e disciplina são capazes de amenizar ou até mesmo curar o problema. A criança hiperativa, em sala de aula, exige uma atenção especial por parte do professor e nada melhor que este esteja bem preparado para saber contornar o problema.

Palavras-chave: hiperatividade – escola – professor – família - aluno

1. INTRODUÇÃO

Dificuldade de prestar atençãona aula, distrair-se facilmente e ficar com a mente vagando pelo "mundo da lua" quando o professor está falando. Pouca paciência para estudar e fazer os deveres, agitação, inquietude e uma capacidade incrível de fazer milhões de coisas ao mesmo tempo, e, quase nenhuma delas associada à aula. Estas são algumas características de alunos que apresentam o Transtorno de Déficit de Atenção comHiperatividade, conhecido como TDAH. O problema atinge um grande número de crianças e adolescentes, que veem o seu desempenho escolar prejudicado pela doença e muitas vezes sequer sabem que são portadores.
Professores dos primeiros anos do ensino fundamental vez por outra estão às voltas com um ou outro aluno que não pára quieto um instante, se movimenta o tempo todo, não dá a mínima para o que está sendoensinado e ainda fica incomodando os coleguinhas. O destino do bagunceiro é quase sempre a sala da diretoria, onde uma bela bronca o espera. Esse é um comportamento típico dos meninos portadores do transtorno, que neles tem o predomínio de sintomas de hiperatividade. Já entre as meninas, a situação mais comum é a daquela aluna comportada, quieta, que não participa das aulas (mas também nãoincomoda) e que está sempre distraída. Qualquer coisa é capaz de desviar sua atenção. A aula e o professor vão para o fim da lista de prioridades enquanto a mocinha se atém a ficar folheando o seu caderno ou rabiscando. Tanto no caso das meninas distraídas quando no dos garotos bagunceiros, o resultado pode ser um aproveitamento escolar nada satisfatório e a frustrante sensação de não conseguiracompanhar os progressos do restante da turma.
Uma das principais dificuldades dos alunos portadores de TDAH são os problemas de comportamento no ambiente escolar, que se manifestam pela dificuldade de obedecer a um código disciplinar rígido e pela agitação na sala de aula, ficando a relação entre professor e aluno bastante instável.
Além de procurar definir o conceito de hiperatividade, faremos umbreve histórico da doença, suas características, classificação e diagnóstico.
Buscaremos também esclarecer dúvidas a respeito do tratamento do TDAH, o uso de medicamentos, além de relatar as repercussões da hiperatividade no relacionamento familiar, na vida escolar e social e os conflitos que surgem da convivência com um portador de TDAH.
É preciso conhecer o assunto, seus possíveis sintomas etratamento, analisar a importância de uma efetiva interação entre a escola e a família para construção de uma relação saudável em sala de aula, investigar meios e instrumentos que facilitam a ação do professor e a interação do aluno hiperativo com o objeto de conhecimento.
Portanto, a razão de ser desta pesquisa foi que, tendo em vista o crescente número de crianças hiperativas na sala de aula e aproblemática sofrida pelo professor, acredita-se na possibilidade de minimizar tais dificuldades decorrentes da relação professor-aluno e deste com os demais colegas.

2. TDAH
- TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE-

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um assunto que nos últimos anos vem recebendo maior atenção e sendo divulgado com maior frequência nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TDAH
  • tdah
  • TDAH
  • TDAH
  • Tdah
  • Tdah
  • Tdah
  • Tdah

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!