TDAH e EUCA O

854 palavras 4 páginas
TDAH e Educação Sílvia Cabreira 2013

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de desenvolvimento do autocontrole que consiste em problemas com os períodos de atenção, com o controle do impulso e com o nível de atividade, podendo ser acompanhada de hiperatividade ou não. O problema atinge de 3% a 7% das crianças independente de fatores culturais. Ele ocorre de forma isolada/permanente, liga a outros quadros sintomáticos, é de origem neurológica e de origem afetivo-emocional em alguns casos.
O TDAH pode-se caracterizar por desatenção; hiperatividade (agitação) e impulsividade, associados na infância a dificuldades na escola e nos relacionamentos com outras crianças e professores. A nomenclatura diagnóstica apontadas ao portador de TDAH, geralmente vem acompanhados de outros sintomas meio que comuns como a baixa auto-estima adquirida em virtude dos frequentes fracassos, depressão e ansiedade, ficando mais irritada, perdendo o apetite e interesse por jogos e brincadeiras presentes em sua idade.
Algumas evidências que caracterizam a desatenção no indivíduo estão relacionadas em cometer erros por descuido, dificuldade em atenção, não escuta quando lhe falam, desorganizados, distraído, esquecido, não é popular tornando-se às vezes agressivo e mentiroso. Ocasionando consequentemente sintomas como baixa-estima, aborrecimentos, frustações, fracasso escolar, rejeição social entre outros.
Na hiperatividade, as evidências que caracterizam são inquietação, não consegue permanecer sentado, é elétrico, não consegue seguir padrões e regras de comportamento.
As evidências de impulsividade são que o indivíduo responde precipitadamente antes do término da pergunta, tem dificuldade em esperar a vez e interrompe ou se intromete em várias situações relacionais.
As causas do

Relacionados