TDAH: ENTRE EDUCADOR, FAMILIA E ESCOLA

7565 palavras 31 páginas
TDAH: ENTRE EDUCADOR, FAMILIA E ESCOLA

Sandra Maria Matavelli1 Prof. Dr. Florêncio de Souza Paz2

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade é uma questão bastante discutida na atualidade por pais, educadores, médicos, psicólogos, psicopedagogos. Essa patologia se refere às dificuldades de aprendizagem causadas pelo transtorno de conduta (hiperatividade) que geralmente atinge o público infanto-juvenil. Sabemos que muitas crianças em idade pré-escolar apresentam dificuldades em manter a atenção focada bem como evidenciam agitação motora e/ou mental. Este transtorno se tornou muito popular pelos equívocos de interpretação de professores e pais. Com este estudo, objetiva-se compreender o conceito do TDAH e seu desenvolvimento patológico e a interferência educacional que a família produz sobre o processo de aprendizagem da criança. Faz-se necessário reavaliar, por meio de elementos teóricos, as definições do transtorno de déficit de atenção e, ao mesmo tempo, verificar o papel da família no processo educativo da criança pré-escolar, através da colocação de limites. Portanto, discute-se a importância em se colocar limites no desenvolvimento infantil e a sua diferenciação com o TDAH, itens fundamentais para a forma de educar, desenvolver a atenção da criança e inseri-lá socialmente de forma produtiva e saudável.

Palavras- chave: Déficit de atenção, hiperatividade, déficit de aprendizagem.

Introdução

O Transtorno de Déficit de Atenção /Hiperatividade (TDAH) é uma das principais causas de procura em ambulatórios de saúde mental para crianças e adolescentes. No cenário educacional, os professores cada vez mais são levados a uma patologização precoce da criança pré-escolar, devido ao seu comportamento muito agitado e a falta de atenção que a mesma apresenta no processo de aprendizagem.
Os serviços de apoio a pais e professores registram elevados índices de queixas e encaminhamentos que ressaltam as dificuldades das crianças em focar

Relacionados