TDA DE APRENDER

Páginas: 23 (5535 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014




“TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM OU SEM HIPERATIVIDADE”




RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar análise de pesquisas realizadas a respeito do Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade, visando aprofundar os conhecimentos sobre o tema bem como maneiras de melhor atuação junto aos educadores em sala de aula, elucidando pais,profissionais da área educacional e demais pessoas que convivem com crianças, jovens e adultos com tais características como identificação e acompanhamento adequado, para tanto foram utilizadas na pesquisa: livros, revistas, palestra e site da internet específicos do assunto. Apresenta pontos relevantes no que compete às pessoas que apresentam comportamento incomum: agitadas, ansiosas ou mesmo apáticas edistraídas, pois o déficit de atenção, a hiperatividade e a impulsividade são as manifestações clínicas desse transtorno. O TDAH vem recebendo crescente atenção da mídia, em função do número de pessoas afetadas. Traz também estudos recentes no que se refere às dificuldades de aprendizagem, abordando perspectivas psicológicas. Ao longo do trabalho é possível notar os avanços nessa área de pesquisa. Otrabalho traz em seu embasamento teórico um breve histórico das dificuldades de aprendizagem. Em seguida, podemos ver algumas concepções que norteiam as relações de ensino e aprendizagem e como se dá a aprendizagem, quais são seus processos e características. Ao longo do trabalho podemos ver detalhadamente alguns sintomas e causas das dificuldades de aprendizagem. Completando a presente pesquisa,temos em seu conteúdo o papel do professor e da família nesse processo. Qual a sua importância e suas influencias no desenvolvimento de um individuo em formação. No entanto, a imposição de limites tem passado por significativas transformações, não só de âmbito doméstico, mas também nas instituições escolares.

Palavras-chave: TDAH, pais, escola.














1. INTRODUÇÃO

Oque é TDAH? Trata-se de uma anomalia genética ou hereditária? Quais os sintomas mais freqüentes? Quais os possíveis tratamentos? Quais as melhores maneiras de entender as pessoas portadoras de TDAH?
O artigo visa compreender melhor os educandos , suas dificuldades de aprendizagem e relacionamento social, bem como fatores que influenciam tais dificuldades e auxiliar os profissionais deeducação em busca de melhores resultados durante o processo de ensino – aprendizagem. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisas bibliográficas em livros específicos do tema ( Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), revistas, sites da internet e palestra. Sempre que alguma coisa acontece fora da normalidade, nós seres humanos temos o hábito de logo procurar descobrir a causa para noscertificar de que nada poderíamos ter feito para mudar o que aconteceu. Phelan mostra como se dá o transtorno do déficit de atenção:


“O TDA é um distúrbio de origem genética decorrente da alteração no funcionamento do sistema neurológico cerebral. Consiste na baixa produção de substâncias químicas cerebrais - catecolaminas – neurotransmissores - as quais controlam os sistemas responsáveis pelasfunções da atenção, impulsividade e atividades físicas e mentais. Há, então, uma “hipoativação” desses sistemas, e os indivíduos portadores desse distúrbio não conseguem controlar sua atenção, seus impulsos e suas respostas a estímulos do ambiente” (PHELAN, 2005, p. 29).


Ninguém adquire TDA ao longo da vida e sim, nasce e morre com ele. Trata-se de uma disfunção e não de uma lesão cerebral e,esse distúrbio não é uma simples incapacidade moral para se comportar ou se interessar pelo mundo ao seu redor, nem mesmo uma falta de vontade de acertar-se afetiva, profissional ou socialmente.
A Ciência tem percorrido longo caminho para entender o funcionamento TDA e suas inúmeras causas. Para Phelan (2005, p.31) O distúrbio possui um caráter hereditário, sem um grau de probabilidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tda 1
  • Aprender a aprender
  • Aprender a Aprender
  • Aprender
  • Aprender
  • Aprender
  • aprender e aprender
  • Aprender

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!