TCP (Transmission Control Protocol)

Páginas: 6 (1266 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
TCP
(Transmission Control Protocol)
No português
Transmission Control Protocol

O TCP é um dos principais protocolos utilizados para a transmissão de dados pela Internet. É um conjunto de regras que verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede, garantindo assim a confiabilidade da transmissão de dados através de redes conectadas àInternet. 
TCP é conhecido como um protocolo orientando a conexão, o que significa que uma conexão é estabelecida e mantida até que a mensagem ou mensagens a serem trocadas pelos programas de aplicação em cada extremidade foram trocados. Especifica três fases durante uma conexão: estabelecimento da ligação, transferência e término de ligação. O estabelecimento da ligação é feito em três passos,enquanto que o término é feito em quatro. Durante a inicialização são inicializados alguns parâmetros, como o número de sequência para garantir a entrega ordenada e firme durante a transferência.



Caracteristicas do TCP:
Garante a entrega de datagramas IP.
Executa a segmentação e o reagrupamento de grandes blocos de dados enviados pelos programas.
Garante o seqüenciamento adequado e a entregaordenada de dados segmentados.
Verifica a integridade dos dados transmitidos usando cálculos de soma de verificação.
Envia mensagens positivas dependendo do recebimento bem-sucedido dos dados. Ao usar confirmações seletivas, também são enviadas confirmações negativas para os dados que não foram recebidos.
Oferece um método preferencial de transporte para programas que precisam usar transmissãoconfiável de dados baseada em sessões, como bancos de dados cliente/servidor e programas de email.
O TCP é dividido em quatro camadas: camada de aplicação, camada de transporte, camada de rede e camada de interface. Elas garantem a qualidade dos dados que trafegam pela rede, cada uma delas executando tarefas diferentes.

Camada de Aplicação
Essa camada separa os clientes e servidores sendointerligados entre si geralmente utilizando-se de uma rede de computadores, cada classe de um cliente pode enviar requisições de dados para alguns dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, alguns dos servidores disponíveis pode aceitar tais requisições , procesá-las e retornar o resultados para o cliente. O mecanismo desta camada não utiliza necessariamente uma representaçãonumérica, podendo usar uma representação textual que o deixa em contato direto com o usuário. Exemplo: http/www.roberto.net. A camada de aplicação encaminha os dados entre diversos endereços de redes, como se fosse uma central de correios, fazendo com que os dados cheguem a seu destino e foi feita para oferecer serviços diferentes aos usuário, permitindo uma interface mais amigável sem preocupaçãocom as camadas inferiores.

Camada de Aplicação

A camada de aplicação comunica-se com a camada de transporte através de uma porta. As portas são numeradas e as aplicações padrão usam sempre uma mesma porta.

SMTP – Simple Mail Transfer Protocol: utiliza sempre a porta 25. É padrão para envio de e-mails através da Internet .
FTM – File Transfer Protocol: utiliza sempre as portas 20 para atransmissão de dados e a 21 para transmissão de informações de controle. transfere arquivos com rapidez e versatilidade independente de hardware e do sistema operacional
HTTP – Hiper text Transfer Protocol: utiliza sempre a porta 80. É um protocolo de comunicação entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente na World Wide Web. (paranavegar na internet).

O uso de um número de porta permite ao protocolo de transporte saber qual é o tipo de conteúdo do pacote de dados e no receptor, saber para qual protocolo de aplicação ele deverá entregar o pacote de dados. Assim ao receber um pacote destinado à porta 25, o protocolo TCP irá entregá-lo ao protocolo que estiver conectado a esta porta, tipicamente o SMTP, que por sua vez...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O TCP
  • Controles
  • Controles
  • Datagarma protocol
  • Internet protocol
  • Bgp
  • Controles do brasil
  • tcp/ip

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!