tcmnegocios

1045 palavras 5 páginas
RECURSOS NATURAIS E GESTÃO DO TERRITÓRIO
Pacto Colonial: Historicamente o Brasil mandem uma relação comercial de aproximação intensa com Portugal, estabeleceu conosco um pacto colonial, ou seja, os portugueses monopolizavam o comercio com o Brasil e assim foi com a maior parte de nossa historia.
Abertura para Europa Ocidental: Depois da chegada da família real ao Brasil, o que se fez abertura dos portos as nações amigas, espacialmente a Inglaterra, e dessa maneira o Brasil vai passo a passo abrindo os seus portos, abrindo seu comercio para pais da Europa Ocidental de uma maneira mais geral, ou seja, agente vai começando a desificar números de pais, aumentarem números de pais com os quais agente faz em comercio internacional, importar produtos e exportar mercadoria.
Aproximação com os Estados Unidos: Isso vem muito por parte deles também que tinham também a intenção de aumenta o seu comercio com os pais da América Latina com um todo. Como forma de garantir como uma área de influenciar na sua região vem à velha doutrina matrona de Américas para os americanos, buscam a influenciar os pais próximos da sua região estabelecendo grandes acordos comerciais, em muitos casos se tornando o principal parceiro comercial de vários pais da América Latina, foi assim (por exemplo): que agente se relacionava com os Estados Unidos, na época da crise de 29, quando a economia americana teve problema e esses problemas foram transferidos em partes pra nos, porque os americanos eram nossos principais compradores de café, produto fundamental da economia brasileira naquela época, Esta aproximação marca ainda ate hoje a economia brasileira, Estados Unidos grandes parceiro do Brasil, parceiros comercial.

Mercosul: Nos anos da década de 90 o Brasil cria com Argentina, Paraguai, Uruguai o Mercosul, ou seja, uma estratégia de comercio mais regionalizado. O Brasil ta buscando se aproxima de países vizinhos, estabeleceu trocas comerciais bastante favoráveis, esta é uma nova

Relacionados