Tcm extração por solventes

Páginas: 7 (1624 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
RESUMO

Podemos definir extração por solventes, como um processo para a separação de um dado composto de um material, mistura ou solução, por meio de um solvente. Pode-se utilizar de dois métodos para obter a extração, o método contínuo e o descontínuo. O método contínuo é usado quando uma substância for mais solúvel em água do que em um solvente orgânico. Um dos processos mais utilizados dométodo contínuo é a extração líquido-líquido, envolve a partição do analito entre duas fases líquidas imiscíveis, normalmente por agitação em um funil de separação. Há também a extração sólido-líquido, isto é possível porque a solubilidade dos componentes extraídos em água é grande. O método descontínuo é utilizado quando uma substância for mais solúvel em um solvente orgânico do que em água.Palavras-chaves: Extração, solventes e método.

SUMÁRIO
1.0 Introdução............................................................................................................05
2.0 Desenvolvimento..................................................................................................06
2.1 O métododescontínuo.........................................................................................06
2.2 O método contínuo...............................................................................................07
2.2.1 Extração líquido-líquido.....................................................................................07
2.2.2 Extração sólido-líquido......................................................................................10
3.0Conclusão.............................................................................................................11
4.0 Referências Bibliográficas....................................................................................12

1.0 INTRODUÇÃO
O processo de extração é utilizado para se obter a separação através de solventes. Ocorre uma transferência de íons, específicos, desde uma solução aquosa poucoconcentrada até outra que esteja mais concentrada, por meio de uma solução orgânica. É geralmente empregado quando se quer isolar uma substância que se encontra dissolvida em outra substância líquida. Desde que, estas apresentem uma diferença de solubilidade.  Às vezes, a substância a isolar está misturada com um sólido insolúvel nos solventes orgânicos. O processo também é empregado quando se querafastar de uma substância as impurezas nela contidas. A substância, em presença de dois solventes, se distribui neles em quantidades que permanecem constantes, à uma temperatura constante. Chamando de Ca e Cb as concentrações da substância nos dois meio, tem-se Ca / Cb = K. A constante K é denominada coeficiente de partição, que expressa a relação entre as quantidades dissolvidas da mesmasubstância na mesma quantidade dos dois solventes. Sendo as substâncias orgânicas geralmente mais solúveis em solventes orgânicos do que em água, podem ser extraídos desta última.
Existem duas técnicas de extração: Contínua: Quando o composto orgânico é mais solúvel em água do que no solvente orgânico, (isto é, quando o coeficiente de distribuição entre solvente orgânico e água é pequeno). Descontínua:Consiste em agitar uma solução aquosa com um solvente orgânico num funil de separação, a fim de extrair determinada substância. A escolha do solvente é feita a partir da facilidade de dissolução da substância e da facilidade com que se pode isolar o soluto extraído.

2.0 DESENVOLVIMENTO
Existem duas técnicas de extração: contínua e a descontínua. Se a substância for mais solúvel no solventeorgânico do que na água, recorre-se ao método descontínuo. Caso contrário, utiliza-se o método contínuo. A escolha do solvente é feita a partir da facilidade de dissolução da substância e da facilidade com que se pode isolar o soluto extraído, isto é, do baixo ponto de fusão do solvente para sua posterior evaporação.

2.1 O método descontínuo:
Nesse método não é conveniente separar as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extração com solventes
  • EXTRAÇÃO POR SOLVENTE
  • Extração de Solventes
  • EXTRAÇÃO POR SOLVENTE
  • EXTRAÇÃO COM SOLVENTES
  • extração por solvente
  • Extração por solventes
  • Extracao de solventes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!