tchesca

1188 palavras 5 páginas
Procedimentos de ensino-aprendizagem individualizantes A aula expositiva
De acordo com o professor Nérici "o método expositivo consiste na apresentação oral de um tema, logicamente estruturado.
Segundo esse autor, a exposição pode assumir duas posições didáticas:

a) Exposição dogmática - De acordo com essa posição, a mensagem transmitida não pode ser contestada, devendo ser aceita sem discussões e com a obrigação de repeti-la, por ocasião das provas de verificação.
b) Exposição aberta ou dialogada - Nessa posição a mensagem apresentada pelo professor é simples pretexto para desencadear a participação da classe, podendo haver, assim, contestação, pesquisa e discussão. E neste sentido que hoje se entende o método expositivo nos domínios da educação.
Na exposição dogmática o professor assume uma posição dominante, enquanto o aluno se mantém passivo e receptivo. Na exposição aberta ou dialogada, o professor dialoga com a classe, ouvindo o que o aluno tem a dizer, fazendo perguntas e respondendo às dúvidas dos alunos. Para que a aula expositiva preencha os requisitos de uma boa exposição didática, recomenda-se que o professor prepare a aula com antecedência, considerando as características dos alunos e adaptando-a ao seu grau de desenvolvimento.
Para que a aula expositiva atinja os objetivos para os quais foi planejada e se desenrole de forma eficiente: Apresente inicialmente, aos alunos, o assunto que vai ser abordado no decorrer da exposição e mostre suas ligações com os temas já estudados e conhecidos. Introduza o novo conteúdo partindo dos conhecimentos e experiências anteriores, isto é, do que o aluno já conhece e experienciou; Estabeleça um clima adequado entre os participantes e mantenha a atenção dos alunos, relacionando o conteúdo apresentado aos objetivos, interesses emotivos dos estudantes;
Seja objetivo e preciso na exposição e dê ao tema um tratamento ordenado e lógico.
Use uma linguagem simples e coloquial e vá direto ao assunto, de

Relacionados