Tcd - educação inclusiva

Páginas: 7 (1639 palavras) Publicado: 10 de março de 2012
TCD - EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Tema
Como o Administrador deverá agir no recrutamento de funcionário portador de necessidade especial? Quais pontos chaves devem ser observados nesta contratação e qual deverá ser o “olhar” da empresa em que o portador será admitido?

Titulo
O Administrador no recrutamento, seleção e contratação de pessoa com deficiência.

Objetivo
O presente trabalho tem comoobjetivo discorrer sobre como o Administrador deverá agir no recrutamento de funcionário portador de necessidade especial, quais pontos chaves devem ser observados nesta contratação e qual deverá ser o “olhar” da empresa em que o portador será admitido? Tendo por base o que preceitua a Lei 8.213 de 1991 em seu artigo 93.

Justificativa
O tempo presente marca um grande movimento de inclusão dapessoa com deficiência no mercado de trabalho. A cada dia, mais empresas buscam se enquadrar na chamada Lei de Cotas, que obriga a contratação de 2% a 5% de funcionários com deficiência. Tais empresas, além de estarem cumprindo a legislação em vigor estão diversificando seu quadro de funcionários. Portanto, todo Administrador deve ser consciente da necessidade de inteirar-se sobre o assunto.Introdução
A contratação de pessoas com deficiência pelas empresas está relacionada a responsabilidades legais como a Lei 8.213 de 1991 em seu artigo 93. A alguns anos, antes do estabelecimento desta Lei, conhecida como Lei de Cotas para empresas o profissional com deficiência conseguia ingressar no mercado de trabalho através de ações governamentais ou eram terceirizados por Associações ou ONGs eatuavam em órgãos do governo Estadual e federal.
O mercado de trabalho vem mudando com uma velocidade considerável assim como a diversificação no perfil dos profissionais, as empresas precisam se adaptar para que possam intensificar a concorrência, para isso utilizam de artifícios que iram ter maior impacto em seus clientes, uma das formas que vem utilizando é a imagem de empresa cidadã com acontratação de pessoas portadoras necessidades especiais ou portadoras de deficiência. A diversidade é decorrente do reconhecimento, da democracia e da busca de novos padrões de convivência baseados em relações socialmente mais justas.

Desenvolvimento
É mister iniciar o desenvolvimento do tema em questão definindo qual deve ser o termo mais adequado ou aceitável quando se refere ao tipo de pessoaem questão. Deve-se dizer; “portador de deficiência ou pessoa com deficiência? É sabido que com o passar do tempo o preconceito tem sido quebrado, uma vez que as pessoas teem evoluído. Assim sendo é mais adequado que se use o termo “pessoa com deficiência”. “Conclamamos este público a não mais nos chamar de ‘portadores de deficiência’.
Não somos portadores de deficiência, não portamos deficiência.A deficiência faz parte do nosso corpo. Somos pessoas com deficiência. Vamos adotar este nome: pessoas com
deficiência” [Assim se manifestou, veementemente, um grupo de líderes com deficiência, após solicitar a palavra ao Presidente da mesa de trabalhos. Esta manifestação logo foi apoiada com aplausos pelo enorme público do evento “Encontrão 2000”, em Recife (PE), dias 3 a 6 de setembro de2000].
Ser incluso ou incluir uma pessoa com deficiência no mercado de trabalho ainda é um desafio e, em alguns casos tem se tornado uma barreira quase que intransponível , mesmo com os avanços obtidos, seja por força da lei em vigor ou não. Este desafio vem sendo superado por empresas que aprendem a localizar, contratar e treinar pessoas com deficiência, além de preparar os seus locais de trabalho eos seus funcionários para a atuação em equipe. O deficiente não pode ser visto como uma pessoa digna de pena e improdutiva para o mercado de trabalho. Precisa sim, ser tratado com dignidade e com igualdade de oportunidade dentro de sua limitação, pois está comprovado que muitos são ate mais dedicados e produtivos que pessoas consideradas normais fisicamente.
Para cumprir a Lei 8.213 de 1991, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tcd
  • Tcd educação inclusiva
  • Tcd ativ. complem. educação inclusiva
  • Tcd atividades complementares: educação inclusiva
  • Tcd ativ. complem. educação inclusiva
  • educacao inclusiva e praticas inclusivas
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!