tccsss

743 palavras 3 páginas
A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM (1858-1917)

Embora Auguste Comte, seja considerado o pai da sociologia e tenha-lhe dado esse nome, Durkheim é apontado como um de seus primeiros grandes teóricos.
Ele e seus colaboradores se esforçaram por emancipar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade e constituí-la como disciplina rigorosamente científica. Em livros e cursos, sua preocupação foi definir com precisão o objeto, o método e as aplicações dessa nova ciência.
Durkheim destaca, que o objeto da sociologia são os fatos sociais.

Existem três características dos fatos sociais:
Coerção social: é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. Essa força se manifesta quando o indivíduo adota um determinado idioma, quando se submete a um determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a determinado código de leis.
Essa coerção dos fatos se torna evidente pelas sanções a que o indivíduo estará sujeito. As sanções podem ser legais ou espontâneas. Legais são as prescritas pela sociedade, sob a forma das leis, estabelecendo a infração e a penalidade subseqüente. Espontâneas são percebidas pela rejeição do grupo ou da sociedade, quando se pratica um ato que não está adaptado a estrutura do grupo.
Educação: as regras após algum tempo se transformam em hábito. O uso de uma determinada Língua ou o predomínio no uso da mão direita são internalizados no indivíduo que passa a agir assim sem sequer pensar a respeito. Esta característica dos fatos sociais existe e atua sobre o indivíduo independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente.
Generalidade: É social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles (são as formas de habitação, de comunicação, os sentimentos e a moral).

1. Durkheim procurou definir o método de conhecimento da sociologia, após ter identificado os fatos sociais.

Relacionados