TCCsoldaMIG Edward

3119 palavras 13 páginas
Formulário

TCC para Cursos Técnicos

DADOS GERAIS
Nome do Estudante: Edward Longo
Curso Técnico: Técnico em Mecânica
Professor Orientador: Edson Zagonel
Início: 08/08/2014 Término: 20/11/2014
Carga Horária: 300 Horas

TÍTULO

Processo de solda MIG: características, aplicação de conceitos e execução.

PROBLEMA

1 INTRODUÇÃO

É de fundamental importância o estudo sobre solda MIG, que é utilizada em vários setores de produção por sua facilidade de manuseamento e execução. A solda protegida por gás começou a partir do ano de 1800. Esse modo de soldagem chegou até ser usado sem gás inerte, o eletrodo recebia corrente direta e a voltagem era alterada para mudar a penetração da solda.
Recentemente, cada vez mais se utiliza a solda MIG nos processos industriais, pelas fontes de energia utilizadas, nas altas taxas de deposição obtidas, facilidade de treinamento do soldador, versatilidade de posições para soldar, sem falar no seu baixíssimo custo em comparação às outras alternativas. É o método mais popular, utilizado em vários ramos industriais, desde o ramo automobilístico, naval e até espacial.
Por sua versatilidade, para ser executada uma determina tarefa envolvendo a solda MIG, o operador necessita apenas dos EPI’S (Equipamento de Proteção Individual), conhecer a máquina/equipamento, regulagem da máquina e prática. Portanto, este trabalho visa executar soldagem aplicando conceitos de solda MIG corretamente, utilizando os equipamentos adequados, como forma de realizar um demonstrativo da utilização da solda MIG.

1.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA/PESQUISA

A principal característica do processo MIG, é a proteção feita pelo gás utilizado, na solda MIG utiliza-se o gás inerte. Esses processos são utilizados para unir peças metálicas pelo aquecimento e pela fusão delas a partir de um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico sem revestimento e a peça de trabalho.
A soldagem MIG é utilizada em materiais com várias espessuras, ferrosos ou não

Relacionados