TCCSISTEMACONTROLE

8782 palavras 36 páginas
FACULDADES DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO FACNET / ANHANGUERA
BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMA DE CONTROLE DE CONTRATOS

DANIEL VICENTE CARVALHO
GÁBIA COSTA SILVEIRA
JURIVAN COSTA DE SOUZA
JOÃO ANDRADE RIBEIRO

Taguatinga – DF
2009
1. Introdução

As empresas necessitam de parceiros para melhorar a qualidade de seus serviços e se manter competitiva no mercado. Essas parcerias são formalizadas através de contratos.
Os contratos servem para legalizar e proteger um acordo feito entre uma ou mais empresas visando à qualidade do produto ou do serviço prestado. Apesar de seu conceito ser simples, sua gestão é um das grandes dificuldades para as empresas.
Depois do contrato firmado é preciso monitorá-lo, a fim de saber se o objeto está sendo cumprido nos termos previstos nas suas cláusulas. Realizar esse monitoramento pode ser mais fácil quando se tem poucos contratos, porém com o aumento da quantidade torna-se necessário a utilização de ferramentas de apoio para automatizar e gerenciar o processo a fim de manter a qualidade do serviço.
A criação de indicadores de qualidade é um meio pelo qual podemos manter a qualidade dos produtos ou serviços provenientes de contratos. Contudo, esses indicadores devem ser atualizados com freqüência.
A ferramenta de apoio escolhida para a gestão dos contratos foi o desenvolvimento de um sistema web que auxilie na gestão das informações contratuais por meio: de pontos de controle pré-definidos pelo gestor (Gerente Administrativo) que ajudem a monitorar a qualidade dos serviços prestados e sua conformidade com as cláusulas dos contratos; da geração do termo de encerramento (onde consta o índice de qualidade), da geração de resumos dos contratos e de relatórios analíticos.
Um dos relatórios apresentados é o de Parceiros em que o índice de confiabilidade do parceiro em relação aos contratos firmados e executados;
Através dos índices de apoio tais como indicadores de confiabilidade, de qualidade e

Relacionados