TCC2 Os Desafios da Liderança Corporativa

1867 palavras 8 páginas
Os Desafios da Liderança Corporativa

Amália Rezende Barros
Dimas Guilherme Souza Silva
Curso: Administração
Polo: Mococa/SP
Orientador: Profa. Esp. Silvana Simão Baratto

Resumo
Analisa as principais teorias e modelos aplicados à liderança durante o desenvolvimento da ciência da administração, através de estudos bibliográficos. Chegando aos esforços contemporâneos para definir o plano de ação de líderes modernos no mundo corporativo.

Palavras-chave: liderança, líder, teorias de liderança, modelos de liderança.

INTRODUÇÃO
Atualmente, com a globalização, com a concorrência cada vez acirrada, com a nova geração Y, com as novas tecnologias, fica cada vez mais difícil motivar equipes no ambiente corporativo. Nunca foi tão importante o papel do líder dentro das empresas. Sendo assim a liderança se torna um tópico cada vez mais importante e discutido dentro de Gestão de Pessoas.
Uma organização que tem líderes bem formados torna-se forte perante o mercado. Equipes bem motivadas, através de seus líderes, amam o que fazem, veste a camisa da empresa, respeitam a hierarquia e atingem os resultados propostos.
Esse trabalho irá conceituar o tema liderança e, através de pesquisas bibliográficas, verificar os principais esforços para entender e desenvolver lideranças dentro do contexto corporativo.
1. O QUE É LIDERANÇA
Segundo Berganimi (1994, p. 103), “o tema da liderança tem um forte apelo tanto para aqueles que dirigem como para aquele que são dirigidos”.
Esse tema vem sendo discutido desde a Grécia antiga. Fielder (1969) diz que a República de Platão é um exemplo da preocupação inicial de se tratar de forma adequada educação e treinamento de líderes.
Mas afinal, o que é liderança?
Para Cunha e Silva (2010, p. 72), as inúmeras definições de liderança se “convergem para duas características principais no que tange à construção da definição de liderança: a habilidade de influenciar ou conduzir pessoas e a capacidade de realizar”. Sendo assim liderança é o dom de, através da

Relacionados

  • Administração
    5448 palavras | 22 páginas
  • Cooperativismo de Crédito
    5387 palavras | 22 páginas
  • Marketing
    16808 palavras | 68 páginas
  • Diretrizes para tcc
    16685 palavras | 67 páginas