tcc13

1031 palavras 5 páginas
REDE GENOMA DE ENSINO
CURSO TÉCNICO EM METALURGIA

CONFORMAÇÃO MECÂNICA
Trefilação Fio Máquina em Arames de aço

Edmar Rodrigues
Cristiano Edgard
Wilkie Antunes
Neilon Ricardo
Renato Soares
Rodrigo Silva
Fábio de Abreu
Saulo Ribeiro

Betim
2013
1. INTRODUÇÃO

A trefilação é uma operação em que a matéria-prima estirada através de uma matriz em forma de canal convergente ( TREFILA ) por meio de uma força atrativa aplicada do lado de saída da matriz. O processo de trefilação foi descoberto a partir do momento, que se verificou a dificuldade de se fabricar fios metálicos com pequenas dimensões, restritamente feitos com metais preciosos, tendo até então sido feito em normas planas por simples martelamento manual. Os primeiros fios metálicos foram fabricados na Alemanha e França por arraste manual, no século XIII, sendo somente industrializado em 1925 na Pennsylvania ( USA ).

2. TEMA Trefilação fio máquina em arames de aço. 3. OBJETIVOS 3.1 Objetivos gerais Transformar o fio máquina em produtos trefilados, empregando a deformação plástica do metal ( Estado Sólido).

3.2 Objetivos específicos
Matéria prima;
Tratamento térmico de recozimento;
Mecânica da trefilação;
Materiais usados na ferramenta de trefilar;
Análise de trefilação de arames;
Lubrificação na trefilação;
Tipos de lubrificação.

4. JUSTIFICATIVA O objetivo é de conhecer o processo de trefilação de arames de aço, e saber da qualidade do produto. Pode ser muito usado em: construção civil, na fabricação de pregos, telas, na fabricação de cabos de aço etc... 5. REFERENCIAL TEÓRICO 5.1 Matéria Prima A matéria prima para o processo de trefilação é um produto na

Relacionados

  • USABILIDADE EM APLICAÇÕES PARA SISTEMA ANDROID
    13622 palavras | 55 páginas
  • Escola
    14103 palavras | 57 páginas
  • ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
    44502 palavras | 179 páginas