TCC1 Atv

281 palavras 2 páginas
Olá pessoALL, continuando com a elaboração do Projeto de Pesquisa, vamos trabalhar agora com a construção das HIPÓTESES.
De acordo com Souza(2010, p.65)
"Hipótese (o que o trabalho pretende demonstrar?)
Hipóteses são proposições ou suposições construídas na tendência de responder ao problema em estudo, que serão investigados e comprovados.
Segundo Marconi (2000), a hipótese é considerada um enunciado geral em relação com variáveis (fatos, fenômenos). Que pode ser: uma solução provisória para determinado problema e possível de ser verificada.
Segundo Ruiz (1996), a hipótese é que fixa uma diretriz capaz de impor ordem e finalidade a todo o processo de experimentação. O cientista é guiado por hipóteses.
Segundo Richardson (1989), as hipóteses necessitam ser: claras e compreensivas; ter base empírica; ser verificadas por meio das técnicas disponíveis; ser específicas ou possíveis de especificação; estar relacionadas com técnicas já existentes; possuir alcance geral e ser plausível". Veja o que diz no site http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm sobre Hipotese:
"Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica
(uma suposição), que tente responder ao Problema levantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.
EXEMPLO:
Tema: A educação da mulher: a perpetuação da injustiça.
Problema: A mulher é tratada com submissão pela sociedade
Hipótese: A sociedade patriarcal, representada pela força masculina, exclui as mulheres dos processos decisórios.
Crie agora SUAS HIPÓTESES (no mínimo 3 e no máximo 6) para o seu projeto de pesquisa, considerando o seu tema e problema a ser pesquisado.
Valor: 5,0 pontos
Data: 21/10/2010
Em caso de dúvidas me procurem.
Abraço,
Profª Simone

Relacionados

  • TCC1 Atv
    312 palavras | 2 páginas
  • TCC1 Atv
    980 palavras | 4 páginas