TCC A IMPORTANCIA DA TI NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Páginas: 17 (4199 palavras) Publicado: 17 de março de 2015
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Ana Jéssica Queiroz Nascimento¹
Luís Medeiros Wanderley Neto¹
José Kleber Ivo ²
Centro Universitário CESMAC

RESUMO

A Tecnologia da Informação (TI) é um dos coeficientes determinantes para o sucesso da organização, é utilizada pelas empresas com foco estratégico. A dependência em relação a tecnologia é grande. Portanto,com micro e pequenas empresas não será diferente, apesar de algumas dificuldades na implantação dessa ferramenta, sejam elas dificuldades financeiras ou resistências pessoais, o fato é que essa tecnologia é de suma importância para as empresas, gerando maior eficiência, aumentando a produtividade egerando maior competitividade no mercado. O objetivo desse trabalho é descrever e analisar aimportância da tecnologia da informação nas micro e pequenas empresas. O meio utilizado para o alcance do objetivo proposto foi à metodologia bibliográfica.

PALAVRAS-CHAVE: Micro e pequenas empresas, Tecnologia da informação, Importância da TI.

1. INTRODUÇÃO

O segmento das micro e pequenas empresas nos dias atuais tem dado uma grande contribuição à economia de todos os países, e despertam um mercadopromissor a esta categoria de empresa.
No Brasil, especificamente, foi sendo visto o grande potencial dos pequenos negócios pelo congresso nacional, fazendo com que os senadores aprovassem a Lei Complementar 123 de 14 de dezembro de 2006, que estabelece as normas gerais e relativas quanto ao tratamento diferenciado que as micro e pequenas empresas receberão no âmbito da União, dos Estados, do DistritoFederal e dos Municípios. A LC atende especialmente ao que se refere à carga tributária reduzida, a desburocratização entre outros. Com estas medidas, começou uma nova era para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, e através dessa forma de arrecadação de impostos, ocorreu com uma maior eficácia a seus dispositivos e resultados mais concretos e efetivos para os pequenos negócios, queserão regidos por um sistema legal uniforme, como uma espécie de consolidação de todo o conjunto de obrigações
que se forma em um único sistema.(LEI...,2006)
A terminologia “microempresa” não era conhecida pelos legisladores brasileiros, sendo somente conhecida a partir da Lei nº 7.256 de 27 de novembro de 1984, que estabeleceu as normas que propiciam às microempresas, assim definidas em lei, a microempresa passou a ter um tratamento diferenciado, simples e um pouco favorecido no que envolve os campos administrativo, tributário, previdenciário, trabalhista entre outros.(LEI...,1984)
Ainda neste artigo, abordaremos o que se entende por tecnologia da informação, qual a importância dessa tecnologia nas micro e pequenas empresas, qual o resultado obtido com essa pesquisa, que tipo de metodologiafoi utilizada para a produção deste material e o que se concluiu do estudo realizado.

2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

As micro e pequenas empresas (MPE’s), são pilares de sustentação para a economia brasileira, são responsáveis por formar sistemas produtivos e mais eficientes, e são indispensáveis para o desenvolvimento do país.A atenção sobre as micro e pequenasempresas está crescendo, pelo reconhecimento da sua capacidade na criação de negócios e na geração de empregos.Esse setor apresenta produtos e serviços de baixo custo, produzindo com predominância em venda ao consumidor final, sendo fonte de inovação, estimulando a competição econômica e produzindo com eficiência bens e serviços.
Segundo pesquisa realizada pelo IBGE (2003,p.18), essas empresas possuemcaracterísticas próprias da gestão como: a baixa intensidade de capital; altas taxas de natalidade e de mortalidade; forte presença de proprietários e membros da família como mão-de-obra ocupada nos negócios; poder decisório centralizado; estreito vínculo entre os proprietários e as empresas, não se distinguindo, principalmente em termos contábeis e financeiros, pessoa física e jurídica;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tcc a importância da legislação empresarial na micro e pequena empresa
  • micro e pequenas empresas tcc
  • Tcc de micro e pequenas empresas
  • Tcc micro e pequena empresa
  • Importancia micro e pequenas empresas
  • a importancia da micro e pequenas empresas
  • A importancia de micro e pequenas empresas
  • a importância das micro e pequenas empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!