TCC A IMPORT NCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA VIDA SOCIOCULTURAL DE UM INDIV DUO

2518 palavras 11 páginas
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU
LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LINGUISTICA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA VIDA SOCIOCULTURAL DE UM INDIVÍDUO

UBAÍ
2011

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU
LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LINGUISTICA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA VIDA SOCIOCULTURAL DE UM INDIVÍDUO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdades Promove de Janaúba, como requisito parcial para a obtenção do título de especialista em Leitura, Produção de Texto e Lingüística.

UBAÍ
2011
A importância da leitura e da escrita na vida sociocultural de um indivíduo
RESUMO
É pormeio da leitura que podemos formar cidadãos críticos, está é, uma condiçãoindispensável para o exercício da cidadania, na medida em que torna o indivíduo capaz de compreender o significado das inúmeras vozes que se manifestam no debate social e de pronunciar-se com sua própria opinião, tomando consciência de todos os seus direitos, sabendo lutar por eles. No Brasil, o número de analfabetos funcional é alarmante, trata-se daquelas pessoas que sabem ler e escrever, mas que não compreendem o que estão lendo. Desenvolverei este artigo com objetivo de expor a importância da leitura na formação social de um indivíduo e que o hábito da leitura é primordial, pois quanto mais se lê, mais aumenta a capacidade de compreensão do mundo, e que a capacidade de compreensão adquirida pela interpretação é fundamental.

PALAVRAS– CHAVE: Desenvolvimento infantil, Cidadania, Leitura.

Introdução
Ao lermos um texto estabelecemos um diálogo entre tudo o que sabemos e aquilo que o texto nos traz de novo, atribuindo significado ao que lemos, utilizandoos recursos argumentativos apropriadamente para sustentarmos nossos pontos de vista. Ler é reformular esses significados tantas vezes quantas forem necessárias a partir do encontro entre novas idéias e opiniões, daí decorre a conclusão de que é nos textos que podemos adquirir a competência de operar criativamente, um tipo

Relacionados