Tcc zika do bagui

517 palavras 3 páginas
- A Reforma Religiosa

A reforma religiosa consiste no movimento de divisão no cristianismo e surgimento das novas doutrinas , a Igreja toma a ação de realizar modificações internas e externas de contra - reforma .
Antes desse movimento existiu varias manifestações mas nenhuma delas conseguiu o rompimento definitivo com a Igreja Romana.

- Os Antecedentes

Antes de se analisar os fatores políticos e econômicos da reforma deve-se buscar dentro da igreja o porque da insatisfação do clero.
Nessa época o homem era muito religioso e buscava constantemente se aprofundar nos estudos da fé , da Bíblia e dos ensinamentos cristão. O Humanismo não negava a religião , ele a defendia, muitas expectativas frustaram boa parte do clero e de muitas autoridades , além disso os problemas da igreja se estendia da mais humilde aldeia do interior à corte papal em Roma.
Muitos padres eram incapazes de exercer suas funções e com isso não conseguiam dar assistência ao seus fiéis.
A simonia (venda de cargos e comércio de reliquias) deixou determinados membros do clero preocupados com a contabilidade de suas posses do que com suas práticas religiosas , e o nicolaísmo (descumprimento ao voto de castidade) deixava muitos padres como o centro de escândalos e de desconfiança. Altas autoridades também participavam dessa corrupção , desordem e busca por riqueza. Bispos abusavam de taxas religiosas , papas se envolviam em guerras e no mundo das artes, cobrando fiéis para poderem manter-se.
Dentro da própria Igreja havia vozes que levantavam pedindo reformas e exigindo mudanças no clero , outras buscavam demonstrar que a Igreja deveria passar por uma simplificação do rito e pela mudança no sentido da Eucaristia. Defendendo uma postura medieval a Igreja condenava a usura e a burguesia começava a não se sentir muito à vontade diante do pensamento econômico da Igreja , além disso a Igreja era vista como uma potência estrangeira que se intrometia nos assuntos internos do reino e cobrava

Relacionados