Tcc - transtorno de estresse pós traumático -tept

Páginas: 17 (4243 palavras) Publicado: 6 de junho de 2013
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 Aspectos Gerais
O transtorno de estresse pós-traumático pode ser compreendido como um grupo de sintomas que indicam perturbações psicológicas e fisiológicas decorrentes a um acontecimento traumático, onde houve ameaça de morte ou a integridade física, deste indivíduo ou de outro ao qual tenha este o tenha presenciado. Este indivíduo irá reviver o acontecimentocom manifestações de sintomas específicos, como respostas fisiológicas, psíquicas e sentimentos aversivos, como no mesmo momento deste acontecimento. Este transtorno então é a recorrência do sofrimento original de um trauma, que além destes sintomas pode desenvolver outras problemáticas na vida do sujeito, como rebaixamento da autoestima, dificuldade de relacionar-se, insensibilidade e falta deprodutividade.

1.2 Aspectos Etiológicos e Mantenedores
O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) desenvolve-se em sujeitos que sofreram determinados estímulos traumáticos estressores, o que desencadeou um padrão de sintomas.
Este transtorno apresentou-se como diagnóstico oficial na década de 80, porém seus sintomas já eram anteriormente reconhecidos. Os critérios surgiram de estudosbaseados nos ex-combatentes de guerra e se estende desde então a outros grupos com traumas.
Para que haja o diagnóstico do TEPT, CID-10, segundo o DSM-IV (APA, 1994), o indivíduo deve ter vivenciado ou testemunhado um fato que representasse ameaça á sua vida, testemunhado a morte, ou ameaça á integridade física. Além disso, considera-se a resposta deste indivíduo á este fato traumático, se este sentiumedo intenso, terror, ou impossibilidade de se defender. A experiência de ameaça á vida é um preditor significativo para o desenvolvimento do TEPT.
O TEPT é classificado no DSM-IV-TR (American Psychiatric Association, 2002) como um dos tipos de transtornos de ansiedade, justamente por ser um evento que tem como uma das principais manifestações sintomatológicas a ansiedade manifestafisiologicamente.
De acordo com Resick in Caballo (2003), estas manifestações de sintomas são divididas em três amplas categorias. Estas compreendem lembranças instrutivas, sintomas de evitação, falta de sensibilidade e hiperexitação fisiológica. As lembranças Intrusivas são características do TEPT, se definem em reviver o evento traumático, não havendo a necessidade de que exista algo que provoque estaslembranças. Estas podem surgir durante o sono sob a forma de pesadelo.
O sujeito quando se depara com sinais associados ao trauma, seja este real ou simbólico, pode apresentar intensas reações psicológicas, como terror, repugnância e depressão, assim como respostas fisiológicas, como aumento dos batimentos cardíacos e suor.
Segundo Resick in Caballo (2003), a vítima do trauma também podeexperimentar um aumento da excitação fisiológica, o que significa que este sujeito está em contínuo estado de lutar ou fugir, o que se assemelha ao modo como este respondeu durante o fato real. Como um constante estado de alerta, alguém pronto á reagir ao perigo até em situações seguras. Entretanto a hiperexitação interfere no funcionamento diário, desencadeando o esgotamento deste sujeito que gasta muitaenergia em hipervigilância.
Há a probabilidade de que o sujeito com o TEPT tenha perturbações do sono, irritabilidade e hiperatividade diante a determinados estímulos. De acordo com (Kulka, 1990) experimentos sugerem que esta contínua situação de tensão tem um efeito pernicioso sobre a saúde física global.
Os sintomas de evitação e a falta de sensibilidade refletem a tentativa do sujeito dedistanciar-se psicológica e emocionalmente do trauma. O indivíduo busca na fuga do trauma esquecê-lo e apagá-lo, interrompendo os sentimentos aversivos associados ás lembranças intrusivas, o que ao se generalizar, pode resultar um desapego de todas as demais emoções. Isto pode interferir na capacidade do mesmo relacionar-se com os demais, ser produtivo, e pensar no futuro.
Os sintomas mencionados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transtorno de estresse pós-traumático
  • Transtorno do estresse pós~traumático
  • transtorno do estresse pós traumatico
  • transtorno do estresse pós-traumático
  • Transtorno de estresse pos traumatico
  • Trasntorno de estresse pós traumatico
  • Transtorno de estressa pos traumatico
  • estresse pos traumatico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!