Tcc - teste funcional

Páginas: 48 (11911 palavras) Publicado: 31 de maio de 2013
TESTE FUNCIONAL DE SOFTWARE: GARANTINDO A QUALIDADE

CAPÍTULO I
INTRODUÇÃO

Esse documento se pauta na busca pela qualidade do produto final de software, fundamentada na especificação, organização e execução de testes de software, com enfoque para os testes funcionais ou de caixa-preta.
Procurando garantir um produto final de software que atenda à necessidade do usuário final, as empresasligadas à área de tecnologia têm buscado meios para imprimir maior qualidade ao software produzido. Ele deve chegar ao usuário final em condições amigáveis de uso, e defeitos serão decisivos para uma avaliação negativa.
Os testes bem realizados contribuem com a garantia da qualidade do produto de software, trazendo benefícios tanto para quem o paga quanto para quem o produz. Atentando-se para aimportância de um bom planejamento para a geração de testes, esse documento busca organizar-se de modo a tornar simples o entendimento desse processo, desde quando precede a execução dos testes até a sua execução propriamente dita.
Atualmente, é sabido que a atividade de testes é uma tarefa indispensável. Mesmo assim, ela é efetuada de maneira ineficiente, seja pelo subestimar dos quedesenvolvem, pela falta de tempo ou mesmo pela falta de recursos humanos e financeiros.
Ao fim deste documento, espera-se que o leitor tenha compreendido a importância da realização de testes para a garantia da qualidade do software. Também deve estar familiarizado com o significado de teste funcional e a que ele se pretende, bem como o funcionamento de seus mecanismos específicos e sua contribuição parao aumento da qualidade final de software.
O primeiro capítulo consiste nessa Introdução
O segundo capítulo trata da Qualidade de Software.
O terceiro capítulo conceitua de uma forma geral os Testes de Software.
O quarto capítulo define os testes funcionais e faz análises para a obtenção de casos de teste.
O quinto capítulo especifica e discorre sobre técnicas específicas de teste funcional.O sexto capítulo apresenta as conclusões finais acerca desta monografia.

CAPÍTULO II
2 - QUALIDADE DE SOFTWARE
2.1 - A BUSCA PELA QUALIDADE
No inicio do desenvolvimento de software, não existiam recursos dedicados à garantia da qualidade, retardando assim os testes. Em 1970 esses processos passaram a ter maior atenção, o que coibiu com o aprofundamento no que diz respeito àsfuncionalidades do software, embora o retardo dos testes ainda fosse notório.
As organizações estão sempre buscando atualizações, visando atingir maior eficiência e sofisticando seus sistemas para sua sobrevivência neste ambiente complexo, melhorando assim a eficiência de seus processos. Apesar do grande avanço tecnológico, muitas empresas ainda ficam presas a antigos paradigmas, impedindo assim seuamadurecimento no processo.
Embora as organizações indiquem a tecnologia como instrumento de viabilização, aprimoramento e inovação de seus produtos, as indústrias de softwares não estão preparadas para atender a todas as necessidades do mercado, não existindo garantia de soluções em curto prazo e com custos combinados.
Os americanos possuem uma carga muito maior de conhecimento, por receberem uma maiorcarga de treinamento em relação à que recebem os nossos profissionais. Por isso, as organizações preferem contratar mão-de-obra estrangeira para o desenvolvimento de tecnologia.

2. 2 - ADQUIRINDO MATURIDADE ORGANIZACIONAL
As empresas hoje já entendem que a fabricação de softwares “não adequados”, ou de baixa qualidade aumenta muito os custos de desenvolvimento, prejudicando a imagem daorganização. Em tempo, essas empresas especializam-se mais no aprimoramento do processo.
O modelo evolutivo de maturidade, ou CMM (Capability Maturity Model) é um modelo evolutivo que se divide em cinco níveis de maturidade. Empresas podem partir de uma total falta de controle e gerenciamento de seus processos adotando este modelo em função de se organizar em níveis de maturidade organizacional, ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tcc
  • teste funcional
  • Testes Funcionais
  • tcc teste
  • TCC Testes
  • Tcc teste
  • Tcc
  • Realização de teste funcional em java

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!